TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Tfg

Ensaios: Trabalho Tfg. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  9.144 Palavras (37 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 37

Este curso tem por objetivo o desenvolvimento de competências transversais. Você será preparado para entender e interagir com as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) em seu ambiente profissional, formativo, pessoal e social.

Vamos aprender as noções básicas e indispensáveis sobre Tecnologia da Informação e Comunicação para ingressar no mundo do trabalho e poder interagir com as tecnologias necessárias em cada função.

Módulo 1.

Este é o primeiro dos quatro módulos que compõem o curso Tecnologia da Informação e Comunicação. Ele trata dos Sistemas de Informação nas organizações. Aqui serão abordados os conceitos de sistemas, dados, informação e conhecimento e sua evolução nos últimos anos. Veja no quadro à esquerda o conteúdo completo deste Módulo que está divido em três aulas.

Vamos aos estudos?

Nesta aula vamos fazer um alinhamento de conceitos, a base necessária para que o entendimento das informações posteriores seja igual para todos. Não fique sem entender o que está sendo explanado. Teremos uma lógica de apresentação dos conteúdos, partindo dos mais simples para os mais complexos. Desta forma, o que não ficar claro agora pode implicar em não entender muitas outras informações à frente. Você pode fazer pesquisa em sites de busca ou pedir ajuda para a monitoria.

A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) a cada dia está mais presente na vida cotidiana das pessoas e nos processos produtivos das organizações. Muitas vezes usamos a tecnologia para facilitar nossas atividades sem ao menos perceber que ela existe. Por exemplo, você já imaginou a quantidade de tecnologia empregada nos celulares? Normalmente nós os utilizamos sem parar para pensar nisso.

A tecnologia empregada na evolução dos computadores também merece uma atenção especial.

Até o início dos anos 80 utilizava-se a palavra computador para designar todas as atividades relacionadas ao processamento de dados e informações. Entretanto, com o rápido desenvolvimento tecnológico e massificação da informática, o termo Tecnologia da Informação e Comunicação passou a caracterizar o conjunto de tecnologias representadas por produtos dehardware, software, rede e metodologias de trabalho aplicadas ao gerenciamento da informação.

Por um longo tempo o papel dos Sistemas de Informações nas organizações era disponibilizar dados baseados em processos repetitivos e predefinidos. Com a evolução da Tecnologia da Informação, os Sistemas de Informação deixam de ser meros coadjuvantes do processo organizacional para atuar em um papel central na estratégia das organizações.

Considerando a abordagem dos Sistemas de Informação, a empresa passa a ser considerada um sistema composto por vários subsistemas, tais como: planejamento e controle de produto (PCP), qualidade e produtividade, custos, manutenção, faturamento, fluxo de caixa, recursos humanos, orçamento, estoque, compras entre outros.

Você sabe o que são sistemas?

Churchman (1971) define sistema como um conjunto ou combinação de coisas ligadas ou interdependentes, e que interagem de modo a formar uma unidade complexa; um todo composto de partes de uma forma organizada, segundo um esquema ou plano.

Já Chiavenato (2000, p. 46) apresenta sistema como "qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que a relação entre as partes e o comportamento do todo seja foco de atenção".

Lesca (1996) define Sistema de Informação como o conjunto interdependente das pessoas, da estrutura organizacional, das tecnologias de informação, dos procedimentos e métodos que disponibilizam, em tempo hábil, às organizações as informações necessárias para o seu funcionamento atual e para a sua evolução.

Considerando as definições apresentadas, Sistema de Informação pode ser considerado um conjunto de máquinas, pessoas, métodos e dados que trabalham de maneira organizada e relacionadas entre si com um objetivo a ser alcançado.

Os horizontes da informática são muito amplos. Informação e comunicação formam o binômio de maior poder na sociedade moderna.

Possuir a informação ao alcance, poder levá-la ao destino certo, utilizá-la da melhor forma: eis no que reside, em essência, o sucesso dos empreendimentos, das organizações (VELLOSO, 1999).

O papel dos Sistemas de Informações nas organizações transformou-se com o passar do tempo.

Na década de 50 os sistemas tinham um aspecto meramente técnico, eram Sistemas Contábeis. Nas décadas de 60 e 70 o enfoque foi gerencial. Nas décadas de 80 e 90 os sistemas eram voltados para a tomada de decisão, porém sem a concepção de integração total e de rede. Já no ano 2000 o conceito é de Sistemas Inteligentes aplicado com forte apoio das redes, agilizando a atualização das informações em todos os níveis da empresa, desde o operacional até o executivo. Neste contexto, cada época utilizou uma palavra-chave para descrever a evolução.

Palavras-chave na evolução dos Sistemas de Informação at� os anos 2000.

Anos 70

Infra estrutira

Processamento de dados

Apoiar o negócio

Anos 80

Integração

Sistema de informação

Executar o negócio

Anos 90

Arquitetura

Tecnologia da informação

Transformar o negócio

Anos 2000

Redes sistemas inteligentes

Deixar o negócio competitivo

Antes de finalizar esta aula, vamos conhecer uma definição importante e completa sobre a Tecnologia da Informação. Confira!

Wang (1998, p. 2) define Tecnologia da Informação como:

"Uma força fundamental na remodelagem das empresas, por meio de investimentos em sistemas de informações e comunicações de modo que sejam promovidas vantagens competitivas, serviços à clientela e outros benefícios estratégicos".

O termo "Tecnologia da Informação" serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com