TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre cerrado

Por:   •  12/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  708 Visualizações

Página 1 de 2

1- A importância ecológica do buriti é o fornecimento de alimentos e abrigo para fauna e também na manutenção de nascente e cursos d'água no Cerrado. Ele contribui para economia, porque dele se aproveita quase tudo, a população local faz produtos derivados dele como bebidas, sabões, óleos e doces e os vendem.

2- São florestas que ficam a beira de rios, igarapés, lagos, olhos d'água e represas. As matas ciliares tem grande importância para manutenção das águas, preservando a qualidade da água e impedindo a entrada de poluentes no meio aquático, sendo fundamentais para o ecossistema e populações das regiões próximas. Formam corredores que ajudam na conservação da biodiversidade, fornecendo abrigo e alimento para os animais e são barreiras naturais contra pragas e doenças da agricultura.

3- No cerrado há a combustão espontânea da vegetação causada por raios, algumas adaptações das plantas a essa condição são: cascas cobertas por cortiça, folhas grossas e raízes grandes (maior parte da biomassa está abaixo do solo, na parte que é menos afetada pelo fogo).

4- A biomassa é a massa viva total existente em determinado espaço e pode ser representada por unidade de peso/unidade de área, por exemplo 20g/m².

5-Protocooperação, as palmeiras servem de abrigo e fornecem alimento para os psitacídeos que por sua vez ajudam a espalhar suas sementes.

6-No cerrado, as grandes áreas de pastagem são uma das principais causa de desmatamento, durante as últimas décadas a pecuária vem ocorrendo com base no desmatamento de novas áreas, e isso ainda é agravado com a baixa tecnologia empregada que faz com que em média seja produzido somente um bovino hectare. Na agricultura os principais cultivos são monoculturas (como soja, eucalipto, cana-de-açúcar e algodão), o modelo tecnológico utilizado, além de desmatar grandes áreas, utiliza-se de grande quantidade de insumos químicos, o que causa a magnificação trófica (inserção de uma substância não-biodegradável no meio ambiente.

Fontes:

 http://www.redecerrado.org.br/index.php/ameacas-ao-cerrado

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2011/10/entenda-como-funciona-magnificacao-trofica.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com