TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos

Trabalho Escolar: Trabalhos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  904 Visualizações

Página 1 de 4

ISOLANTES TÉRMICOS

Chama-se isolante térmico um material que dificulta a dissipação de calor, como a cortiça ou poliestireno expandido. Utiliza-se também o vácuo como isolante térmico. Para altas temperaturas existe a Fibra-Cerâmica Kaowool, composta de Alumina e Sílica (Al2O3) que atualmente vem substituindo nos antigos fornos o concreto refratário, ja que estes armazenavam muito calor, dificulta reparos, aumentando o tempo de manutenção, etc. A Fibra-Cerâmica Kaowool é mais leve, fácil aplicação, fácil reparo, não armazena muito calor, suporta temperaturas de 1460°C, não trincam, etc. Estas geralmente são comercializadas em mantas, blocos, massas, etc.

O que determina se um material será bom ou mau condutor térmico são as ligações em sua estrutura atômica ou molecular. Assim, os metais são excelentes condutores de calor devido ao fato de possuírem os elétrons mais externos "fracamente" ligados, tornando-se livres para transportar energia por meio de colisões através do metal. Por outro lado temos que materiais como lã, madeira, vidro, papel e isopor são maus condutores de calor (isolantes térmicos), pois, os elétrons mais externos de seus átomos estão firmemente ligados.

Os líquidos e gases, em geral, são maus condutores de calor. O ar, por exemplo, é um ótimo isolante térmico. Por este motivo quando você põe sua mão em um forno quente, não se queima. Entretanto, ao tocar numa forma de metal dentro dele você se queimaria, pois, a forma metálica conduz o calor rapidamente.

A neve é outro exemplo de um bom isolante térmico. Isto acontece porque os flocos de neve são formados por cristais, que se acumulam formando camadas fofas aprisionando o ar e dessa forma dificultando a transmissão do calor da superfície da Terra para a atmosfera.

Tijolos Isolantes

Revestimento refratário semi isolante.

Aplicações: em substituição a revestimento refratário sílico-aluminoso e isolante, de fornos e parte de fornos fora do contato com metais e escórias fundidas.

Temperatura máxima de uso: de 1400ºC a 1600ºC.

Concreto Isolante

Refratário moldável de pouco peso.

Aplicações: câmaras de combustão de queimadores de óleo pré-fundidos, emparedamento de fornos de recosimento, fornos de machos, fornos de matrizes de fundição, calhas de cinzas, fornos de tratamento térmicos, enchimento de portas, soleiras inferiores de fornos para fundir metais, e formatos especiais onde propriedades isolantes são necessárias.

Temperatura de uso: 1.100ºC.

Vermiculita Expandida

A vermiculita é um mineral formado pela superposição de finíssimas lamínulas, que submetido a altas temperaturas (cerca de 800 ºC), sofre uma grande expansão de até quinze vezes o seu volume original, constituindo-se no produto industrializado, denominado Vermiculita Expandida.

Aplicações: como eficiente isolante térmico - acústico, através de reboco, graças à baixa condutividade térmica e pequena propagação sonora; produção de refratários em isolamentos térmicos.

Temperatura: praticamente incombustível - funde a 1.315 ºC.

Lã de Rocha

A lã de rocha mineral é um produto isolante formado por uma trama de fibras de materiais pétreos que formam um feltro que mantém entre elas o ar em estado estático. Estas formações de fibras permitem obter produtos muito leves que por sua singular configuração oferecem elevados níveis de proteção ao calor, ao ruído e ao fogo. A lã de rocha é reconhecida internacionalmente como isolante acústico por sua estrutura flexível e térmico por manter o ar em estado imóvel. Sendo também incombustível devido a sua origem inorgânica. A lã de rocha mineral é usada em uma larga escala de aplicações onde se pode observar a sua excelente performance. Por volume o maior segmento de mercado para o uso de lã mineral é em isolamentos para construção residencial, industrial ou comercial. A lã mineral se adapta perfeitamente as novas necessidades da arquitetura moderna que busca soluções cada vez mais leves e de fácil colocação que cumpram os princípios de resistência mecânica. Para atingir esse objetivo o mercado necessita de revestimentos protetores, leves e duradouros.

Aplicações:

• Forros

• Fachadas

• Pisos

• Falsos tetos

• Divisórias

• Dutos de ar condicionado

• Proteção de estruturas

• Portas corta fogo

• Caldeiras

• Filtros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com