TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transfusão Sanguinea E Os Cuidados De Enfermagem

Monografias: Transfusão Sanguinea E Os Cuidados De Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 5

Os hemocomponentes e hemoderivados se originam da doação de sangue por um doador. No Brasil, este processo está regulamentado pela Lei nº 10.205, de 21 de março de 2001.

Para a obtenção destes produtos, os serviços de hemoterapia são estruturados em rede, com níveis de complexidade diferentes, a depender das atividades que executam. Serviços mais completos executam todas as etapas do ciclo do sangue, que correspondem à captação de doadores, a triagem clinica, a coleta de sangue, ao processamento de sangue.

Em hemocomponentes, as analises sorológicas e imunohematologicas no sangue do doador, ao armazenamento e a distribuição destes produtos e a transfusão.

A produção dos hemocomponentes

Hemocomponentes e hemoderivados são produtos distintos. Os produtos gerados um a um nos serviços de hemoterapia, a partir do sangue total, por meio de processos físicos (centrifugação, congelamento) são denominados hemocomponentes. Já os produtos obtidos em escala industrial, a partir do fracionamento do plasma por processos físico-químicos são denominados hemoderivados.

O sangue total coletado em solução CPDA-1 (acido cítrico, citrato de sódio, fosfato de sódio, dextrose e adenina) tem validade de 35 dias a partir da coleta e de 21 dias quando coletado em ACD (acido cítrico, citrato de sódio, dextrose), CPD (acido cítrico, citrato de sódio, fosfato de sódio, dextrose) e CP2D (citrato, fosfato e dextrose-dextrose).

As soluções aditivas são utilizadas para aumentar a sobrevida e a possibilidade de armazenamento das hemácias por ate 42 dias em 4 } 2°C.

Um exemplo de solução aditiva e o SAG-M composto por soro fisiológico, adenina, glicose e manitol.

Concentrado de hemácias

Assim como o ST, o concentrado de hemácias deve ser mantido entre 2°C e 6°C e sua validade varia entre 35 e 42 dias, dependendo da solução conservadora. Os concentrados de hemácias sem solução aditiva devem ter hematócrito entre 65% e 80%. No caso de bolsas com solução aditiva, o hematócrito pode variar de 50% a 70%.

Em hemorragias agudas o paciente deve ser imediatamente transfundido quando apresentar sinais e sintomas clínicos, como os a seguir:

• Frequência cardíaca acima de 100bpm a 120bpm.

• Hipotensão arterial.

• Queda no debito urinário.

•Frequência respiratória aumentada.

• Enchimento capilar retardado (> 2 segundos).

• Alteração no nível de consciência.

Plasma

E completamente congelado ate 8 horas apos a coleta e mantido, no mínimo, a 18°C negativos, sendo, porem, recomendada a temperatura igual ou inferior a 25°C negativos. Sua validade entre 25°C negativos e 18°C negativos e de 12 meses. Se congelado a temperaturas inferiores a 25°C negativos sua validade e de 24 meses. O congelamento permite a preservação dos fatores da coagulação, fibrinolise e complemento, além de albumina, imunoglobulinas, outras proteínas e sais minerais, e mantem constantes suas propriedades.

Imediatamente antes da infusão a unidade de PFC deve ser examinada. Bolsas com sinais de vazamento quando submetidas à pressão e alterações de cor não podem ser utilizadas para transfusão. A presença de precipitados, filamentos de fibrina e turbidez pode estar relacionada à contaminação bacteriana e as bolsas que apresentarem estas alterações também não devem ser utilizadas. Bolsas com aspecto leitoso associado à lipemia também devem ser descartadas do uso para transfusão.

Na transfusão de plasma, todos os cuidados relacionados à transfusão de hemocomponentes devem ser seguidos criteriosamente. A conferência da identidade do paciente e rotulo da bolsa antes do inicio da infusão e uso de equipo com filtro de 170 a 220nm são medidas obrigatórias.

O tempo máximo de infusão deve ser de 1 hora.

Concentrado de granulócitos

Como a função dos granulocitos se deteriora mesmo durante curto armazenamento, os CG devem ser transfundidos assim que possível apos a coleta, e, se for inevitável, seu armazenamento deve ser em temperatura entre 20°C e 24°C, em repouso e por, no máximo, 24 horas. Para transporte deste hemocomponente, recomenda-se o uso de recipientes próprios, com produto refrigerante comercial que assegure a manutenção desta temperatura.

A pré-medicacão com paracetamol ou corticosteroides e apropriada para prevenir recorrência de reações transfusionais adversas em pacientes que já tenham apresentado sintomas como calafrios e febre, entretanto pré-medicacão profilática rotineira não e necessária. E pratica comum separar a administração de transfusão de concentrados de granulocitos e a infusão de anfotericina B por cerca de 6 a 8 horas a fim de diminuir a ocorrência de reações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com