TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tuberculose

Projeto de pesquisa: Tuberculose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.989 Palavras (16 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 16

1.0 INTRODUÇÃO

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A apresentação pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela transmissão da doença.

A tuberculose (TB) continua sendo um problema de saúde a nível mundial, exigindo atenção constante e crescente para o seu controle, considerando aspectos humanitários, econômicos e de saúde publica.

É uma doença de notificação compulsória, e deve ser preenchido o SINAN para notificar cada caso confirmado.

Em 2006, a estratégia Stop-TB/OMS é lançada, apresentando 6 componentes como metas, sem descentralizar a estratégia DOTS (Tratamento de Curto Prazo Diretamente Observado), tendo ela:

1 – Buscar expansão e o aperfeiçoamento da qualidade da estratégia DOTS.

2 – Tratar a co-infecção TB/HIV, TB-MDR.

3 – Contribuir para o fortalecimento do sistema de saúde.

4 – Envolver todos os provedores de saúde.

5 – Empoderar (envolver) portadores de TB e comunidade.

6 – Capacitar e promover a pesquisa.

2.0 AGENTE ETIOLÓGICO

A tuberculose pode ser causada por qualquer uma das sete espécies que integram o complexo Mycobacterium tuberculosis: M. tuberculosis, M. bovis, M. africanum, M. canetti, M. microti, M. pinnipedi e M. caprae. Entretanto, do ponto de vista sanitário, a espécie mais importante é a M. tuberculosis.

3.0 FORMAS CLÍNICAS

Primo-Infecção tuberculosa - Quando uma pessoa inala as gotículas contendo os bacilos de Koch, muitas delas ficam no trato respiratório superior (garganta e nariz), onde a infecção é improvável de acontecer. Contudo, quando os bacilos atingem os alvéolos, eles ocasionam uma rápida resposta inflamatória, envolvendo células de defesa. Caso ocorra falha neste mecanismo, os bacilos começam a se multiplicar. A primo-infecção tuberculosa, sem doença, significa que os bacilos estão no corpo da pessoa, mas o sistema imunológico os está mantendo sob controle.

Tuberculose pós-primária - Uma vez infectada, a pessoa pode desenvolver tuberculose doença em qualquer fase da vida. Isto acontece quando o sistema imunológico não pode mais manter os bacilos “sob controle” e eles se multiplicam rapidamente (reativação endógena). Pode acontecer também, reativação exógena, na qual ocorre uma nova exposição a bacilos mais virulentos e que resistem à forte resposta imunológica desencadeada pelo hospedeiro (reativação exógena). Os doentes bacilíferos, isto é, aqueles cuja baciloscopia de escarro é positiva são a principal fonte de infecção.

Portanto, todas as medidas devem ser realizadas no sentido de encontrar precocemente o paciente e oferecer o tratamento adequado, interrompendo assim, a cadeia de transmissão da doença. A má alimentação, a falta de higiene, o tabagismo, o alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da doença.

3.1 Tuberculose Pulmonar

Os sintomas clássicos da TB pulmonar são: tosse persistente por 3 semanas ou mais, produtiva ou não (com muco e eventualmente sangue), febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento. Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum na criança maior, adolescente e adulto jovem. Tem como característica principal a tosse seca ou produtiva (com catarro). A febre vespertina, sem calafrios, não costuma ultrapassar os 38,5º C. A sudorese noturna e a anorexia são comuns. O exame físico geralmente mostra “fácies” de doença crônica e emagrecimento, embora indivíduos com bom estado geral e sem perda do apetite também possam ter TB pulmonar.

3.2 Tuberculose extra pulmonar

As formas extra pulmonares da tuberculose têm seus sinais e sintomas dependentes dos órgãos e/ou sistemas acometidos (tuberculose pleural, ganglionar, meningoencefálica, intestinal, urinária e disseminada ou miliar)

Sua ocorrência aumenta entre pacientes com imunocomprometimento grave, principalmente naqueles com AIDS.

4.0 MODO DE TRANSMISSÃO

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea, ou seja, que ocorre a partir da inalação de aerossóis. Ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos, sendo denominadas de, bacilíferas.

As formas bacilíferas são, em geral, a tuberculose pulmonar e a laríngea. Calcula-se que, durante um ano, numa comunidade, um indivíduo que tenha baciloscopia positiva pode infectar, em média, de 10 a 15 pessoas. Bacilos que se depositam em roupas, lençóis, copos e outros objetos dificilmente se dispersam em aerossóis e, por isso, não desempenham papel importante na transmissão da doença.

5.0 DETECÇÃO DE CASOS

Diagnosticar e tratar corretamente e prontamente a TB pulmonar é essencial para o controle da doença. Deve-se encontrar precocemente os casos de TB e oferecer o tratamento adequado, interrompendo a cadeia de transmissão da doença.

5.1 Busca Ativa por Sintomáticos Respiratórios –SR

É a atividade de saúde pública (conceito programático) orientada a identificar precocemente pessoas com tosse por tempo igual ou superior a três semanas, consideradas com suspeita de tuberculose pulmonar, visando a descoberta dos casos bacilíferos.

Essa busca é fundamental, uma vez que o início rápido do tratamento é fundamental para que seja interrompida a disseminação do bacilífero.

Ao realizar a busca ativa de SR em populações com alto risco de adoecimento, como a população prisional, sugere-se que a busca seja realizada com tosse por tempo igual ou superior a duas semanas, visando aumentar a sensibilidade da busca, desde que seja garantido o suporte laboratorial.

Nessa mesma busca por SR deve ser iniciado o tratamento em casos suspeito e solicitada a bacterioscopia para que o caso seja confirmado positivo ou negativo, para que seja dada a continuidade ou a interrupção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com