TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A contribuição do poder no tratamento e prevenção da tuberculose

Artigo: A contribuição do poder no tratamento e prevenção da tuberculose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2013  •  Artigo  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado, realizado na Policlínica de Atenção básica Dr Admário Silva Santos, foi muito produtivo. No período que iniciamos estagio foi muito tranqui-lo.

As atividades realizadas no período do estágio foram palestras, fazendo sala de es-pera informando ao publico temas como: Tuberculose, Aleitamento materno, Diabe-tes, Hipertensão, Alimentação saudável.

Para uma maior avaliação do que foi abordado, estará exposto nesse relatório todos os temas citados.

ROTEIRO DA PELSTRA I

TEMA: Tuberculose

PÚBLICO ALVO: Geral

MATERIAIS E MÉTODOS: Cartaz, folders, piloto, cola, imagens.

Metodologia: Através de uma palestra, tendo como foco a nutrição aliada ao trata-mento da doença.

OBJETIVOS:

• - Trazer a conhecimento do público, informações essenciais sobre uma doen-ça infectocontagiosa que mais ocasiona mortes no Brasil, informando seus sintomas, diagnóstico e tratamento.

• - A contribuição da alimentação no tratamento e prevenção da tuberculose.

RESULTADO E DISCUSSÃO

A partir da palestra realizada, notou-se a despreocupação das pessoas para com o assunto achando que estão livres de serem infectados o que é um grande equivoco. A palestra também serviu para esclarecer duvidas de algumas pessoas e para co-nhecimento dos próprios palestrantes, além disso, muito dos ouvintes leu o folder no qual tinha as informações apresentadas.

Na primeira palestra, as alunas do curso técnico em nutrição informou sobre o tema de forma clara e resumida, enfocando na área da nutrição, trazendo a conhecimento do publico a tuberculose que é uma doença infectocontagiosa que taca os pulmões e é transmitida por uma bactéria chamada Bacilo de Koch. Outros órgãos podem ser afetados como: ossos, pele, sistema nervoso central, olhos e a retina. Além disso, o intestino pode ser atingido, prejudicando a absorção e alimentos e causando obstru-ção intestinal.

A doença se pega por contaminação de uma pessoa doente para outra sadia, pela tosse, espirro ou fala. Nem todas as pessoas com tuberculose transmitem a doença, somente quem tem escarro.

Os sintomas mais comuns são: tosse por mais de três semanas; escarro que pode ser acompanhada de sangue; perda de apetite, emagrecimento; febre baixa, nor-malmente pela tarde; suores noturnos; cansaço fácil, dor no peito. Em casos mais graves o escarro é acompanhado de pus e sangue.

Para prevenir deve vacinar toda criança recém – nascida com a BCG. Manter a casa limpa e ventilada, deixando a luz do sol entrar.

Se confirmada a Tuberculose, separar copos, talheres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com