TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS DE ISOLAMENTO E PURIFICAÇÃO DE ACTINOMICETOS DO SOLO

Por:   •  16/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

TÉCNICAS DE ISOLAMENTO E PURIFICAÇÃO DE ACTINOMICETOS DO SOLO

Ana Júlia Stähler Figueiró¹; Karoline de Oliveira Dutra¹; Lisianne Brittes Benitez¹

1. Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Av. Independência, 2293. Santa Cruz do Sul, RS, Brasil. (anafigueiro@mx2.unisc.br).

1. Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Av. Independência, 2293. Santa Cruz do Sul, RS, Brasil. (dutra1@mx2.unisc.br).

        O aumento crescente de bactérias resistentes a antibióticos incentiva à pesquisa por novas substâncias antibacterianas. Diante disso, a seleção de microrganismos com potencial para a produção de novos compostos antimicrobianos tem sido amplamente estudada. Dentre estes microrganismos uma especial atenção é dada aos actinomicetos que apresentam capacidade de produzir uma variedade de compostos bioativos como antibióticos, antifúngicos, antitumorais entre outros compostos que podem ser aplicados nos mais diversos segmentos da indústria. Considerando a importância dos actinomicetos, este trabalho tem como objetivo estudar a morfologia, fisiologia e os processos metabólicos que identificam os microrganismos presentes em diferentes amostras e isolar as bactérias com potencial para a síntese de bioprodutos em cultura pura. Foi demonstrado que as condições ambientais e do substrato são fundamentais na produção de metabólitos secundários, principalmente antimicrobianos, e que a partir dos resultados experimentais desta pesquisa realizando a comparação da microbiota, nos permite propor novas etapas a serem implementadas, como a caracterização molecular, sorológicas, de patogenicidade e etc., e a purificação, caracterização e identificação dos metabólitos produzidos pelo isolado, já que esses microrganismos compreendem o principal grupo produtor de compostos bioativos, devido a sua grande diversidade metabólica.  

Palavras-chave: Actinomicetos; bioprodutos; processos metabólicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com