TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Por:   •  19/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.669 Palavras (11 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 11

                                                           

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

                                                                  DIÁRIO DE BORDO

PROFESSORA/ SUPERVISORA: RITA SILVA

BOLSISTA: SIDILEIDE DA SILVA SANTOS

DURAÇÃO: 14h às 17h

TURMA:

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.

Como graduanda em um curso de licenciatura, o Pibid veio fortalecer   a minha formação acerca do aproveitamento de experiências em sala de aula, na utilização de recursos e metodologias. Essa integração entre a Universidade e as Escolas, que o PIBID proporciona faz com que os alunos tenham um contato com a sala de aula mais cedo, ajudando o bolsista está mais preparado para futuras experiências como o estágio, por exemplo. E como auxilio dos  Coordenadores e Supervisoras, que estão estimulando nós bolsistas para que sejamos críticos e reflexivos em nossas práticas  e que temos, enquanto estudantes a clareza dos processos educacionais. Sinto-me muito estimulada pela paixão dos meus coordenadores e Supervisora, quanto essa profissão maravilhosa que é a Docência. É estimulante quando é me dado a liberdade de colocar Teoria em Prática, pois estou inserida no meu local de formação(Universidade) e futuro local de atuação (Escola), e o PIBID está me proporcionado isso, além de experiências da vida docente, aprendi como as teorias que vejo nos livros, e que aprendi com meus Coordenadores podem ser aplicadas em sala de aula, e percebi que em alguns casos,  pela realidade da escola, essas teorias nem sempre funcionam.

 No dia 07-05-2014 das 14hs às 17hs participei de uma reunião no Instituto de Educação  Anísio Teixeira com Supervisora Rita Silva e meus colegas bolsistas de Iniciação à Docência,  com o objetivo de criar uma metodologia para posteriormente diagnosticar o nível de aprendizagem dos alunos acerca de certo conteúdo. Foi decidido qual proposta metodológica iria ser usada, a turma e o conteúdo; A metodologia seria um jogo de imagem aplicado em uma turma de 3º série do Ensino Médio com o conteúdo Grupos vegetais e suas evoluções.  

Aplicação da Metodologia na Escola

No dia 09-05-2014 das 13hs45min às 15hs15min juntamente com a minha colega bolsista Vandérleia Santos Silva com auxilio da Supervisora Rita Silva aplicamos a metodologia em turma que possui 21 alunos, mas apenas 18 estavam presentes, da 3º série turma A, no turno vespertino do Instituto de Educação Anísio Teixeira, localizado na cidade de Caetité-BA, onde foi designado conteúdo Grupos Vegetais  e a sua evolução.

Antes da realização do jogo de imagens todo procedimento foi explicado e quais conteúdos seriam analisados, para que os alunos não tivessem dúvidas na hora da realização. O instrumento consistiu na projeção de uma série de imagens do conteúdo analisado com o auxilio do data show e todas as imagens foram numeradas de 1 a 20, partindo dos grupos vegetais mais primitivos ao mais recentes, observando também os fatores que contribuíram na evolução de um grupo para outro. Cada aluno recebeu uma ficha de avaliação numerada que era respondida de acordo com as seguintes perguntas: que imagem é essa? o que ela representa? A cada imagem exibida, além dos alunos anotarem em sua folha de avaliação o nome correspondente a cada imagem ou o que ela representava, eles também classificaram o grau de dificuldade em relação ao reconhecimento dos grupos e de algumas características evolutivas (pare, atenção, siga em frente) encontrada em cada imagem exibida e sobre o conteúdo apresentado (difícil como ir á lua, interessante como um espetáculo, emocionante como um jogo em final de campeonato ou fácil como morder água).

Após a realização da sondagem,  os alunos deveriam analisar alguns critérios de acordo com as imagens, tais como satisfatório (quando as respostas estão corretas), regular (quando as respostas apresentam sentido), insatisfatório (quando as respostas estão erradas) e ausente (quando não há respostas). Quanto a avaliação do conteúdo, analisa-se pare (complicado, difícil), atenção (em fase de construção), siga em frente (fácil) e em relação a representação do conteúdo, difícil como ir á lua (sentiu dificuldade), interessante como um espetáculo (gostou, achou diferente), emocionante como um jogo em final de campeonato (gostou, se empenhou) e fácil como morder água (não sentiu dificuldades). Todos estes pontos foram utilizados como critérios de avaliação.

Discursões sobre os resultados das metodologias aplicadas

No dia 14-05-2014 por volta da 14hs todos os bolsistas de ID se reunirão com os coordenadores e as supervisoras para discutir os resultados das metodologias aplicadas.  Após a aplicação da metodologia, os dados foram tabulados com base nos critérios citados anteriormente e, pude  observar que de acordo com o conhecimento passado pelas imagens, 19,4% obtiveram resultados satisfatórios, 10% regular, 48,9% insatisfatório e 21,7% foram ausentes, ou seja, não responderam. Quanto à avaliação do conteúdo 40% marcaram pare, 28,4% atenção, 23,9% siga em frente e 13,7% sem resposta. E por fim, a representação do que significava o conteúdo 41,8% sentiram dificuldade, 21% acharam interessante, 5% acharam emocionante e 12,2% acharam fácil e 20% não responderam.

 Analisando os resultados obtidos pode-se observar que a maioria da turma não obteve um bom resultado em todos os critérios analisados, isso implica no levantamento de algumas hipóteses: a) as imagens podem não terem sido bem trabalhadas em sala de aula; b) os alunos não deram uma devida importância ao teste, uma vez que as imagens foram retiradas de acordo com o livro que eles utilizaram durante a aula; c) a metodologia requer ajustes.

Alguns alunos argumentaram que se lembravam das imagens, mas não conseguiam associá-la ao nome, justificando que a Biologia apresenta muitos termos para serem aprendidos.

Com essa sondagem pude concluir  que o grau de deficiência dos alunos em relação ao conteúdo examinado e dessa forma, ações e práticas que possuem uma eficiência podem ser realizadas juntamente com os alunos para suprir a carência que estes possuem em determinada área.

Assim, verifica-se que o PIBID mostra-se muito importante no diagnóstico do nível de aprendizagem dos alunos, pois a análise dos dados faz com que ações ou intervenções futuras contribuam no preenchimento da lacuna existente entre o aluno e o conteúdo. Além disso, este trabalho proporcionará aos docentes uma nova metodologia para a verificação da aprendizagem nos diversos campos do processo de ensino-aprendizagem e os pontos onde os alunos sentem mais dificuldades na construção do conhecimento.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (96.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com