TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USINAS HIDROELETRICAS

Por:   •  12/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

A energia esta presente no universo e no nosso cotidiano, sendo muito importante para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico de um país. A energia elétrica é um tipo de energia presente no universo, muito utilizada pelas pessoas, sendo muito importante para a nossa vida, através de seu uso podemos assistir televisão, carregar celulares e notbooks, ligar um liquidificador e outros eletrodomésticos fazendo com que tenhamos uma vida cada vez mais confortável. Alem dos diversos dispositivos domésticos o uso da energia elétrica é fundamental para o funcionamento de maquinas nas indústrias e aparelhos hospitalares que ajudam no tratamento de diversos doentes. Sem energia elétrica nossa vida provavelmente seria um caos, imagine sua vida sem computador, celular, luz, televisão, ventilador ou ar condicionado. (Pode colocar coisas bem mais importantes que isso e que só funciona com eletricidade kkk)

Fonte de energia é qualquer material ou recursos naturais do qual se pode extrair energia para a utilização direta ou para a transformação em outra forma de energia. Sabendo disso, o homem desenvolveu várias usinas repletas de maquinas e aparelhos para aproveitar as diversas fontes de energia (como carvão, petróleo, gás natural, sol, vento, rios e biomassas) e obter no final energia elétrica, uma vez que essa é mais utilizada pelos seres humanos e é de fácil transporte.

Usinas hidroelétricas utilizam água como fonte de energia para extrair energia elétrica de maneira renovável e limpa, as usinas hidroelétricas possuem reservatórios de águas, que são construídos próximos aos rios. Os reservatórios servem para acumular água da chuva e liberar de forma regular a medida que o reservartorio fica cheio. A água liberada entra em grandes tubos que então passa por turbinas formadas por pás que giram à medida que entra em contato com a corrente de água represada. Um gerador conectado a turbina faz com que energia produzida durante o movimento seja transformada em energia elétrica podendo ser utilizada pelas pessoas.

Alem de hidroelétricas, o homem construiu usinas nucleares, usinas termoelétricas, parques eólicos, usinas de energia solar, usinas de energia biomassa, dentre outras como forma de obtenção de energia, tendo em vista sua importância para o desenvolvimento de toda população.

http://www.geocities.ws/ufscmen5185/aula2.htm

http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/fontes_energia.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com