TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Dos Tres

Artigo: Um Dos Tres. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 4

Constituem características da APO:

I - definição conjunta de objetivos ou metas – envolvendo gerencia e subordinados;

II - definição de objetivos para cada departamento – frequentemente quantificados e com prazos predefinidos;

III - interligação dos objetivos departamentais – tanto horizontalmente quanto verticalmente, ou seja, tanto entre os diferentes departamentos como entre os diferentes níveis hierárquicos;

IV - elaboração de planos operacionais com ênfase no controle – se um objetivo não puder ser mensurado, seus resultados não podem ser conhecidos, ato contínuo, não podem ser avaliados;

V - contínua avaliação e revisão dos planos – com base na analise de desempenho e necessário reavaliar uma decisão e revisar os planos definidos para alcançar os objetivos organizacionais;

VI - participação atuante da chefia no envolvimento dos subordinados – o que contribui para a fluidez da comunicação e uma compreensão uníssona dos objetivos e metas definidos.

a.

Todas as afirmativas estão corretas.

b.

Apenas I, II, III e IV são corretas.

c.

Apenas I, II, V e VI são corretas.

d.

Apenas III, IV, V e VI são corretas.

e.

Apenas I, III, V e VI são corretas.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

Cada modelo de administração se desenvolve em função de carências e necessidades específicas de uma determinada época ou de um espaço geográfico específico. O que caracterizava as circunstâncias vivenciadas pelas empresas e propiciou o surgimento da Administração por Objetivos?

a.

Ela surgiu em um momento no qual as empresas americanas passavam por momentos de tranquilidade, com aumento nas margens de lucro, poucas intervenções do governo, mas com necessidade de redução de despesas.

b.

Ela surgiu em um momento no qual as empresas americanas passavam por momentos difíceis, com redução dos juros.

c.

Ela surgiu em um momento no qual as empresas americanas passavam por momentos difíceis, com queda nas margens de lucro e fortes intervenções do governo.

d.

Ela surgiu em um momento no qual as empresas americanas passavam por momentos difíceis, com aumento na produtividade, mas queda nas margens de lucro.

e.

Ela surgiu em um momento no qual as empresas americanas passavam por bons momentos, com aumento nas margens de lucro e na produtividade, mas alta competição entre os concorrentes.

0,2 pontos

PERGUNTA 3

Leia atentamente o texto abaixo e a seguir responda a questão proposta::

A PEPSI VOLTA À BATALHA

Roger Enrico, assumiu a presidência da PepsiCo, empresa mãe da Pepsi, em 1995 e logo descobriu que, na guerra contra sua maior concorrente, a Coca-Cola, era necessário mudar a cultura de uma organização apaixonada por si mesma. Até então, a Pepsi sempre havia conseguido atrair alguns dos mais talentosos executivos, deixando cada um deles livre para conduzir seu próprio negócio.

Contudo, esta liberdade não estava trazendo resultados concretos para a companhia. A campanha ambiciosa para conquistar novos mercados havia resultado numa sucessão de falências de engarrafadoras associadas e em join ventures questionáveis, deixando a Pepsi com dezenas de empresas que não tinham relação com refrigerantes. Enquanto os gerentes da Pepsi estavam dando cabeçadas em busca de promoções, procurando novas cadeias de restaurantes ou joint ventures nas mais distantes partes do mundo, a Coca-Cola permanecera marchando em frente, investindo progressivamente apenas em refrigerantes e nada mais.

Logo após assumir o controle da empresa, Enrico colocou um fim na turbulência, centralizando o controle e alterando planos de carreira, gratificando gerentes que completavam tarefas em vez de meramente perseguir novos alvos. Naquela época, Enrico disse em entrevista à imprensa que queria ter certeza de que a Pepsi seguiria sua filosofia à risca na implementação dos novos projetos.

Enrico enfrentaria seu teste mais duro nas operações internacionais da Pepsi apenas quatro meses depois de sua posse, quando sua maior engarrafadora da Venezuela, dirigida por um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com