TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Roda De Samba

Exames: Uma Roda De Samba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 2

uma postagem sobre um estilo musical genuinamente brasileiro, o Samba, gênero derivado de um tipo de dança com raízes africanas, tocado geralmente por instrumentos de percussão acompanhados por violão ou cavaquinho, suas letras são caracterizadas por contarem a vida nas cidades, principalmente de pessoas mais humildes, o samba teve suas raízes plantadas em nosso país durante o Brasil Colonial.

O primeiro samba gravado foi “Pelo Telefone” cantado por Bahiano em 1917 e a partir daí o estilo começou a ganhar os corações verde-amarelos, mas foi na década de 30 que começaram a surgir os grandes nomes da samba: Noel Rosa com “Conversa de Boquetim”, Cartola com “As Rosas Não Falam”, Ary Barroso, com Aquarela do Brasil além de grandes nomes como Adoniran Barbosa e Dorival Caymmi, o tempo passou, e nas décadas de 70 e 80, começou a surgir a “nova” geração do samba com Paulinho da Viola, Jorge Aragão, Beth Carvalho, Elza Soares, Dona Ivone Lara, Elis Regina, Zeca Pagodinho, Chico Buarque, Carmem Miranda entre outros grandes nomes.

O Samba é um ritmo com diversos estilos,que abrange os mais distintos públicos, sendo os mais famosos:

- O Samba-enredo, criado no Rio de Janeiro na década de 30, é relacionado as escolas de samba, como sendo o tema a ser abordado naquele ano.

- O Samba de partido alto, com letras improvisadas, esse estilo costuma relatar o dia a dia dos morros e regiões carentes, é o estilo dos grandes nomes dos samba como Zeca Pagodinho e Martinho da Vila.

- O Samba carnavalesco, marchinhas e sambas criados para dançar e cantar nos bailes na época do carnaval, como: Abre alas, Cabeleira do Zezé, Colombina e outras.

- O Samba de Gafieira, criado na década de 40, é rápido e muito forte na parte instrumental, muito executado em danças de salão.

Esse, que é hoje uma das marcas do Brasil no exterior e considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, tem muito mais história a ser contada,esse ritmo que de modo envolvente conta histórias de luta ,superação, alegria e tantas outras características que formam nosso amado país e como dizia o velho Caymmi: “Quem não gosta de samba bom sujeito não é ou é ruim da cabeça ou doente do pé”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com