TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Financeiros E Organizacionais: "filme A Roda Da Fortuna"

Casos: Aspectos Financeiros E Organizacionais: "filme A Roda Da Fortuna". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  1.534 Visualizações

Página 1 de 3

O filme “A Roda da fortuna” retrata de uma forma humorizada a ascendência do personagem de Tim Robbins, Norville, dentro da empresa chamada Hudsucker.

Norville chega a Nova Iorque depois deformar-se em administração em uma cidade do interior dos EUA. Após buscar vagas em um balcão de empregos, ele é contratado pela Hudsucker industries.

Interessante observar a disposição dos andares do prédio da Hudsucker industries, que se assemelha ao modelo de estrutura linear de James Henry Fayol, onde de acordo com os andares, de baixo para cima, é seguida a ordem de importância dos colaboradores.

Norville é enviado para trabalhar no setor de correspondência da Hudsucker no subsolo da empresa, onde sua função é distribuir a correspondência para os andares e setores respectivos. A função exercida por Norville dá uma bem próxima impressão da função “homem máquina” (Taylorismo = O taylorismo caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. É considerado uma das vertentes na perspectiva administrativa clássica).

Ao levar uma correspondência especial ao presidente da Empresa, Waring Hudsucker, pode-se notar claramente o estereótipo de líder clássico: centralizador, impessoal, inalcançável.

No entanto, inexplicavelmente, o presidente da empresa comete suicídio pulando do 44º andar do prédio, a diretoria perplexa, já que a empresa atravessava um ótimo momento financeiro, começa a discutir como será o futuro sem o presidente pois ele não tinha herdeiros e os estatutos da empresa regem que em caso de morte do seu acionista e na condição de não haver herdeiros, suas ações (87%) deverão ser encaminhadas ao mercado aberto da bolsa de valores e colocadas em disponibilidade para aquisição de terceiros a partir do 1º dia do ano seguinte à sua morte.

Assim, a diretoria planeja uma farsa para apropriar-se das ações do ex-presidente e sua tática é a de colocar na presidência uma pessoa que fosse a mais incompetente e idiota possível, para assim, fazer despencar o valor das ações quando forem lançadas na bolsa e assim, eles mesmos adquirirem estas ações e a seguir conduzir a empresa novamente ao sucesso, destituindo o presidente que for colocado para tal fim.

A parte, durante o desenvolvimento do filme, chama a atenção o excesso de papéis, de carimbos e de controle na Hudsucker Industries, o que enseja abrir estudo mais aprofundado do “Modelo Weberiano” de Max Webber, para quem a burocracia era a forma mais eficiente de uma organização.

Para a função de presidente idiota e despreparado, a diretoria escolhe justamente Norville que na opinião da diretoria era idiota o bastante para conduzir a empresa à falência. A tática começou a fazer efeito no dia seguinte da sua nomeação pois as ações da Hudsucker Industries começaram a baixar drasticamente de valor.

No entanto, com a ajuda de uma repórter que se tornaria a secretária de Norville e por quem ele se apaixonaria, uma investigação é realizada onde toda a trama da diretoria é desvendada. Então com a ideia de Norville de um novo brinquedo (seria o surgimento do “Bambolê”) que é colocado em produção, a Hudsucker Industries cresce no mercado devido à enorma aceitação deste produto. Note-se neste tempo do enredo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com