TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DESCONSTRUÇÃO DO SAMBA

Exames: A DESCONSTRUÇÃO DO SAMBA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2013  •  3.040 Palavras (13 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 13

O SAMBA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM DA DANÇA NO CURRICULO ESCOLAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CURITIBA

2012

SUMÁRIO

1 OBJETIVOS 4

1.1 GERAL 4

1.2 ESPECÍFICO 4

2 A HISTÓRIA DO SAMBA 5

2.1 BAHIA, RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO 6

2.2 PRINCIPAIS TIPOS DE SAMBA: 6

2.2.1 Samba-enredo 6

2.2.2 Samba de partido alto 6

2.2.3 Pagode 7

2.2.4 Samba-canção 7

2.2.5 Samba carnavalesco 7

2.2.6 Samba-exaltação 7

2.2.7 Samba de breque 7

2.2.8 Samba de gafieira 8

2.2.9 Sambalanço 8

2.2.10 Bossa Nova 8

2.2.11 Axé Music 8

2.2.12 Samba Reggae 8

2.2.13 Neo-Pagode 9

2.2.14 Sambas de Origem 9

3 A DANÇA E SUA RELAÇÃO COM AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 10

3.1 O SAMBA NO CURRÍCULO ESCOLAR 11

4 CONCLUSÃO 14

5 REFERÊNCIAS 15

INTRODUÇÃO

Sabe-se que a dança é um conteúdo da cultura corporal de movimento, ou seja, que é um conteúdo da Educação Física. Mas sabe-se também, por meio da literatura e de pesquisas realizadas, que na formação dos professores de Educação Física este conteúdo tem apresentado dificuldades, prejudicando seu futuro ensino nas escolas.

A música popular brasileira sempre exerceu grande fascínio na sociedade. Imprimiu valores, definiu costumes e fortaleceu sua identidade cultural no mundo ocidental. O século 20 foi fortemente marcado pelo aparecimento do rádio como divulgador da chamada música urbana. Ritmos e gêneros foram surgindo, definindo conceitos musicais, que foram incorporados à chamada sociedade de consumo.

O samba é um caminho que possibilita uma leitura crítica para conhecermos um pouco mais as peculiaridades do povo brasileiro. A história do samba é uma evocação de um passado integrado na história do Brasil . O encontro desses vários povos provocou uma miscigenação muito peculiar, pois alguns vieram para este país como mercadorias – os escravos; outros como conquistadores e donos – os senhores portugueses; outros vieram para buscar refúgio em um continente novo, enquanto que, outros aspiravam encontrar melhores oportunidades de vida em uma terra habitada por numerosos grupos indígenas, antes de sermos submetidos ao processo colonizador.

Ensinar o samba no âmbito escolar é um desafio para os educadores físicos, uma vez que há preconceitos dos alunos perante algo que é tradicional. O samba faz parte da história brasileira e não deve ser esquecido durante as aulas de educação física.

Sendo assim o objetivo geral deste trabalho é demonstrar através da dança como o samba pode ser inserido no currículo escolar de educação física, bem como explicar a história do samba e suas diversidades na música brasileira; Identificar a dificuldade de inserir a dança no currículo escolar; Exemplificar como um samba tradicional pode ser modificado para atingir um determinado público.

Para tanto o presente trabalho está dividido em duas partes principais. A primeira aborda o histórico do samba e sua classificação e a segunda aborda a dança no âmbito escolar, relatando a dificuldade de ser trabalhada e o samba como instrumento de aprendizagem da dança na escola.

1 OBJETIVOS

1.1 GERAL

• Demonstrar através da dança como o samba pode ser inserido no currículo escolar de educação física.

1.2 ESPECÍFICO

• Explicar a história do samba e suas diversidades na música brasileira.

• Identificar a dificuldade de inserir a dança no currículo escolar.

• Exemplificar como um samba tradicional pode ser modificado para atingir um determinado público

2 A HISTÓRIA DO SAMBA

O samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira. Ele é tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos timbau) e acompanhados por violão e cavaquinho. Geralmente, as letras de sambas contam a vida e o cotidiano de quem mora nas cidades, com destaque para as populações pobres. O termo samba é de origem africana e tem seu significado ligado às danças típicas tribais do continente.

As raízes do samba foram fincadas em solo brasileiro na época do Brasil Colonial, com a chegada da mão-de-obra escrava em nosso país.

O primeiro samba gravado no Brasil foi Pelo Telefone, no ano de 1917, cantado por Bahiano. A letra deste samba foi escrita por Mauro de Almeida e Donga .

Tempos depois, o samba toma as ruas e espalha-se pelos carnavais do Brasil. Neste período, os principais sambistas são: Sinhô Ismael Silva e Heitor dos Prazeres . Na década de 1930, as estações de rádio, em plena difusão pelo Brasil, passam a tocar os sambas para os lares. Os grandes sambistas e compositores desta época são: Noel Rosa autor de Conversa de Botequim; Cartola de As Rosas Não Falam; Dorival Caymmi de O Que É Que a Baiana Tem?; Ary Barroso, de Aquarela do Brasil; e Adoniran Barbosa, de Trem das Onze.

Na década de 1970 e 1980, começa a surgir uma nova geração de sambistas. Podemos destacar: Paulinho da Viola, Jorge Aragão, João Nogueira, Beth Carvalho, Elza Soares, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Chico Buarque, João Bosco e Aldir Blanc.

Outros importantes sambistas de todos os tempos: Pixinguinha, Ataulfo Alves, Carmen Miranda (sucesso no Brasil e nos EUA), Elton Medeiros,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com