TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Samba

Seminário: Samba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  Seminário  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 5

Descrição:

O Samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira. O samba é tocado com instrumentos de percussão e acompanhados por violão e cavaquinho. Geralmente, as letras de sambas contam a vida e o cotidiano de quem mora nas cidades, com destaque para as populações pobres. O termo samba é de origem africana e tem seu significado ligado às danças típicas tribais do continente.

As raízes do samba foram fincadas em solo brasileiro na época do Brasil Colonial, com a chegada da mão-de-obra escrava em nosso país.

O primeiro samba gravado no Brasil foi Pelo Telefone, no ano de 1917, cantado por Bahiano. A letra deste samba foi escrita por Mauro de Almeida e Donga. .

Tempos depois, o samba toma as ruas e espalha-se pelos carnavais do Brasil. Neste período, os principais sambistas são: Sinhô Ismael Silva e Heitor dos Prazeres. .

Na década de 1930, as estações de rádio, em plena difusão pelo Brasil, passam a tocar os sambas para os lares.

O Samba é considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras.

Contexto político:

- No ano em que nasceu o samba, o presidente da Republica era Venceslau Brás, que chegou a se afastar do cargo por motivos de saúde, mais reassumiu a presidência no mesmo ano.

- O Brasil rompe as relações diplomáticas com a Alemanha.

- Em São Paulo, milhares de trabalhadores aprovam o fim da primeira greve geral no Brasil.

Contexto social:

Mediante a intransigência e a morosidade do governo, uma greve de maiores proporções foi organizada em 1917, mais uma vez, em São Paulo. Os trabalhadores dos setores alimentício, gráfico, têxtil e ferroviário foram os maiores atuantes nesse novo movimento. A tensão tomou conta das ruas da cidade e um inevitável confronto com os policiais aconteceu. Durante o embate, a polícia acabou matando um jovem trabalhador que participava das manifestações.

Principais representantes:

Donga, Sinhô, Cartola, Pixinguinha, João Nogueira, Adoniran Barbosa, Clara Nunes, Dorival Caymmi, Paulinho da Viola, Nelson Gonçalves, Lupicinio Rodrigues, Ary Barroso, Carmem Miranda, Dicró, Alcione, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Demonios da Garoa, Jair Rodrigues, Martinho da Vila, Arlindo Cruz, Diogo Nogueira, Beth Carvalho, Dudu Nobre, Elza Soares, Mart’nalia, Leci Brandão, e entre outros.

Letra de um Samba:

A Voz do Morro (Diogo Nogueira)

Eu sou o samba

A voz do morro sou eu mesmo sim senhor

Quero mostrar ao mundo que tenho valor

Eu sou o rei dos terreiros

Eu sou o samba

Sou natural daqui do rio de janeiro

Sou eu quem levo a alegria

Para milhões de corações brasileiros

Eu sou o samba

A voz do morro sou eu mesmo sim senhor

Quero mostrar ao mundo que tenho valor

Eu sou o rei dos terreiros

Eu sou o samba

Sou natural daqui do rio de janeiro

Sou eu quem levo a alegria

Para milhões de corações brasileiros

Mas um samba, queremos samba

Quem está pedindo é a voz do povo de um país

Viva o samba, vamos cantando essa melodia de um brasil feliz..

Biografia de um representante:

Beth Carvalho

Elizabeth Santos Leal de Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, no dia 5 de maio de 1946. Filha de João Francisco Leal de Carvalho e Maria Nair Santos Leal de Carvalho. Seu contato com a música foi incentivado pela família, ainda na infância. Nas festinhas e reuniões musicais dos anos 60, surgia a cantora Beth Carvalho, influenciada por tudo isso e pela Bossa Nova.

Em 1965, gravou o seu primeiro compacto simples, com a música “Por quem morreu de amor”, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli. Em 66, já envolvida com o samba, participou do show “A Hora e a Vez do Samba”, ao lado de Nelson Sargento e Noca da Portela.

Vieram os festivais e Beth participou de muitos. A partir de 1973, passou a lançar um disco por ano e se tornou sucesso de vendas, emplacando vários sucessos, como “Coisinha do Pai” e “Vou Festejar”. Beth Carvalho é reconhecida por resgatar e revelar músicos e compositores do samba. Em 1972, buscou Nelson Cavaquinho para a gravação de “Folhas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com