TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade De Pronto Atendimento

Pesquisas Acadêmicas: Unidade De Pronto Atendimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 5

UPA - UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO

Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências. Mais detalhes aqui.

Serão contratadas até 2014 a construção ou ampliação de 500 UPAs, em três portes diferentes:

UPA Porte I: tem de 5 a 8 leitos de observação. Capacidade de atender até 150 pacientes por dia. População na área de abrangência de 50 mil a 100 mil habitantes.

UPA Porte II: 9 a 12 leitos de observação. Capacidade de atender até 300 pacientes por dia. População na área de abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes.

UPA Porte III: 13 a 20 leitos de observação. Capacidade de atender até 450 pacientes por dia. População na área de abrangência de 200 mil a 300 mil habitantes.

A Unidade de Pronto Atendimento, abreviada frequentemente como UPA, é um tipo de unidade hospitalar de média complexidade implantado em várias cidades do Brasil, fazendo parte do Sistema Único de Saúde.

Criadas com o objetivo de fazerem a intermediação entre as unidades básica de saúde e os hospitais, as unidades também tem o objetivo de diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos de menor complexidade sejam encaminhados para as unidades hospitalares.

Essas unidades são implantadas pelas prefeituras municipais ou pelo governo do estado em parceria com o governo federal. Estão instaladas em diversas cidades do país.

As unidades podem ser classificadas segundo vários critérios:1

• De acordo com a população da região a ser coberta

• Área Física

• Número de Leitos Disponíveis

• Recursos Humanos

• Capacidade Diária de Atendimentos Médicos

UPAS

O QUE É UMA UPA

Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) é o estabelecimento de saúde de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde/Saúde da Família e a Rede Hospitalar, devendo com estas compor uma rede organizada de atenção às urgências, e deve prestar atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica e prestar primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica ou de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, definindo, em todos os casos, a necessidade ou não, de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade.

A UPA é a grande movimentadora da Rede de Atenção as Urgências e Emergências, pois está sempre se comunicando com a Atenção Básica, visando o acompanhamento da saúde do paciente, e com os Hospitais, na busca de leitos para transferências e na realização de exames. Desta forma, quanto mais UPAs existirem, maior será a cobertura de atendimento de saúde do DF. Atualmente as UPAs existentes seguem o modelo estipulado pelo Ministério da Saúde e são responsáveis pelo atendimento de 34% da população do Distrito Federal. O ideal é que os serviços se complementem visando o bem estar da população atendida em cada Regional.

OBJETIVOS

A UPA funciona como retaguarda da Atenção Básica. Ou seja, o ideal é que as pessoas façam o acompanhamento médico de sua saúde por meio das equipes da Estratégia Saúde da Família que estão alocadas nos Postos de Saúde, Clínicas da Família ou Unidades Básicas de Saúde de cada Regional, porém quando passam mal elas devem procurar as UPAs que estão preparadas para atender os casos de urgência (situação que requer assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações e sofrimento) e emergência (quando há ameaça iminente à vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente, havendo necessidade de tratamento médico imediato). Após o atendimento a esses pacientes, há sempre a orientação sobre a importância do acompanhamento médico realizado pela Atenção Básica. Em casos mais graves, a UPA realiza a transferência para os Hospitais.ÂÂÂÂ

COORDENAÇÃO TÉCNICA DAS UPAS DO DF

Coordenadora Técnica: Dra. Cristhiane de Aguiar

E-mail: coordenacaoupasdf@gmail.com

Contato: 3434-6922

Â

ENDEREÇOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com