TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso de Biotecnologia

Artigo: Uso de Biotecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Artigo  •  239 Palavras (1 Páginas)  •  363 Visualizações

A biotecnologia é utilizada em diversas áreas como agricultura, meio ambiente, saúde humana e animal. A biotecnologia é utilizada desde a antiguidade, na produção de pães e bebidas fermentadas, porém este era um processo muito artesanal. Hoje a biotecnologia utiliza técnicas e materiais de ultima geração. Com o aparecimento de estudos em microbiologia (fermentação de bebidas) e biologia molecular (cultura de tecidos), o conhecimento em manipulação de microorganismos e genes tornou possível a produção de diversos medicamentos e alimentos industrializados. Insulina produzida por bactérias geneticamente modificadas e produção de medicamentos a partir de anticorpos monoclonais são exemplos de avanços biotecnológicos.

Vantagens

Na agricultura é utilizada para melhoria dos produtos visando numa maior produtividade, e a preservação do meio ambiente. Em relação ao meio ambiente, é uma ferramenta importantíssima, que pode ser utilizada para ver espécies e extinção, além de ajudar no processo de prevenção do meio ambiente. Na saúde o benefício é o desenvolvimento de novas técnicas para medicina, tanto humana quanto animal.

Desvantagens

Apesar de só querer a melhora em todos os sentidos, também existem desvantagens na biotecnologia como: alergias, por conta dos produtos modificados; desequilíbrio de ecossistema, por não ser uma coisa natural, e sim modificada; também podem existir contaminações genéticas.

Segundo o Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), a biotecnologia é um processo que utiliza agentes biológicos para mudar algo. Contudo não é uma ciência recente, e existe há milhares de anos, desde a fermentação de pães, bebidas e queijos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com