TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso de mandioca

Artigo: Uso de mandioca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Artigo  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  320 Visualizações

a mandioca ajuda na dor de cabeça e mal humor. Mandioca (do tupi mãdi'og1 , mandi-ó ou mani-oca que significa "casa de Mani"2 ), mandioca-brava ou mandioca-amarga são termos brasileiros para classificar a espécie Manihot esculenta (sinônimo M. utilissima)3 que possui elevada toxicidade porém são igualmente consumidos após um preparo especial e das quais se produz a maior parte das farinhas e bebidas.4

A denominação de "aipim"5 ou "macaxeira"5 entre outras são usadas para os tipos com baixa toxicidade e que podem ser consumidos n natura.6 7

O nome dado ao caule do pé de mandioca é maniva, o qual, cortado em pedaços, é usado no plantio. Trata-se de um arbusto que teria tido sua origem mais remota no oeste do Brasil (sudoeste da Amazônia) e que, antes da chegada dos europeus à América, já estaria disseminado, como cultivo alimentar, até a Mesoamérica (Guatemala, México). Espalhada para diversas partes do mundo, tem hoje a Nigéria como seu maior produtor8 .

"Mandioca" origina-se do termo tupi mãdi'og9 , mandi-ó ou mani-oca que significa "casa de Mani"10 , sendo Mani a deusa benfazeja dos guaranis que se transforma em mani-oca. "Aipim" origina-se do termo tupi ai'pi'11 .

"Maniva" origina-se do termo tupi mani'iwa12 . Como encontra-se em Casa Grande e Senzala, ao chegarem ao Brasil, os primeiros europeus se espantaram com a fartura da farinha de mandioca, muito mais abundante e fácil de ser obtida que a farinha de trigo europeia.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com