TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vertebrados

Trabalho Escolar: Vertebrados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  3.727 Palavras (15 Páginas)  •  3.621 Visualizações

Página 1 de 15

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E PROFISSIONAL

INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CÂMPUS CERES

LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

ZOOLOGIA DO VERTEBRADOS

Estudo dirigido nº 01,

para VA 1.

CERES - GO

2012.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E PROFISSIONAL

INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS CERES

LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

PROFESSOR: SUELINO FREITAS

ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS

ESTUDO DIRIGIDO PARA VA 1

1. Por que o termo craniata tende a substituir vertebrata na designação do subfilo dos cordados:

O termo craniata descreve mais precisamente esse grupo, pois todos possuem um crânio (caixa craniana óssea ou cartilaginosa), enquanto os peixes sem maxilas não tem vértebras.

2. O que significam os termos: gnatostomados e ágnatos, na classificação dos vertebrados?

Todos os vertebrados com maxilas, extintos ou atuais, são chamados coletivamente de gnatostomos (“boca com maxilas”) ao contrário dos vertebrados sem maxilas, os agnatos (“boca sem maxilas).

3. Que invertebrados são considerados os “parentes” mais próximos dos vertebrados? Em que indícios se apoia essa consideração?

Atualmente acredita-se que apenas os membros do agrupamento hemicordado-equinoderme (ramo de deuterostomia) merecem consideração como um grupo irmão dos cordados. Estes compartilham com outros grupos de deuterostômios muitas características importantes: clivagem radial, ânus derivado da primeira abertura embrionária (blastóporo) e boca derivada a partir de uma abertura de origem secundária além de celoma formado, primitivamente, pela fusão de bolsas enterocíclicas.

4. Caracterize os agnatos. Por que eles também são chamados de ciclóstomos?

Os agnatos, ou sem mandíbulas, são representados aproximadamente por 84 espécies, divididas em duas classes: myxini (feiticeiras) com cerca de 43 espécies e cephalaspidomorphi (lampreias) com 41 espécies. Membros de ambos os grupos carecem de maxilas, ossificação interna, escamas e nadadeiras pares, e grupos possuem, em comum, aberturas branquiais em forma de poros e um corpo em forma de enguia. Em outros aspectos, contudo, os dois grupos são morfologicamente muito diferentes. E por causa dessas diferenças, feiticeiras e lampreias foram colocadas em classes separadas de vertebrados, deixando o agrupamento “agnato” como um conjunto parafilético de peixes sem maxilas.

Os agnatos são também chamados de ciclóstomos, pois apresentam boca circular.

5. Coloque em seqüência, do mais particular para o mais geral, as principais categorias (táxons) da classificação lineana como aplicada atualmente aos animais.

Filo chordata

Grupo Protochordata (Acrania)

• subfilo Urochordata: notocorda e tubo nervoso presentes apenas na larva livre natante; ascídias adultas sésseis, protegidas por uma túnica.

• Subfilo Cefhalochordata: Notocorda e tubo nervoso encontrados ao longo de toda a extensão do corpo e persistentes por toda vida do animal; forma pisciforme.

Grupo craniata:

• Subfilo vertebrata: vértebras cartilaginosas ou ósseas envolvendo a medula espinal; notocorda presente em estágios embrionários, persistentes em alguns peixes; podem, ainda, ser subdivididos em dois grupos (superclasses) de acordo com a presença de maxilas.

• Superclasse Agnatha- Não possuem maxilas ou apêndices pares verdadeiros :

• Classe myxini: feiticeiras, boca terminal com quatro pares de tentáculo; funil bucal ausente; narina com duto que se comunica com a faringe; 5 a 15 pares de bolsas branquiais; parcialmente hermafroditas.

• Classe Cephalaspidomorphi: lampreias, boca sugadora com dentes córneos; narina não se comunica com a faringe; sete pares de bolsas branquiais.

• Superclasse Gnathostomata- peixes com maxilas, todos tetrápodes. Com maxilas e, normalmente, com apêndices pares.

• Classe chondrichthyes: corpo hidrodinâmico com cauda heterocerca; esqueleto cartilaginoso; cinco a sete pares de brânquias com aberturas separadas; sem opérculo ou bexiga natatória.

• Classe osteichthyes: primitivamente com corpo fusiforme, mas variavelmente modificado; a maioria tem esqueleto ossificado; uma única abertura branquial de cada lado coberta por opérculo; normalmente com bexiga natatória ou pulmão.

• Classe amphibia: tetrápodes ectotérmicos; trocas gasosas efetuadas por pulmões, brânquias ou pele; desenvolvimento por estágios larvais; pele úmida com glândulas mucosas e sem escamas.

• Classe reptilia: tetrápodes ectotérmicos com pulmões; o embrião desenvolve-se dentro de um ovo com casca; sem estagio larval; pele seca, glândulas mucosas ausentes e corpo coberto por escamas epidérmicas.

• Classe aves: vertebrados endotérmicos com os membros anteriores modificados para o voo; corpo coberto com penas; escamas nos pés.

• Classe mammalia: vertebrados endotérmicos que possuem glândulas mamárias; corpo relativamente coberto por pelos; cérebro bem desenvolvido.

6. Que características são compartilhadas pelos seis filos de deuterostômios que indicam um grupo monofilético de animais inter-relacionados?

No reino animal, o filo echinodermata pertence ao ramo dos deuterostômios, cujos membros são celomados enterocélicos. Os outros filos tradicionalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com