TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Avaliativa de Instrumentação Biomédica

Por:   •  9/10/2022  •  Exam  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Avaliativa de Instrumentação Biomédica

Conceitos de Automação na Medicina Laboratorial:

O processo de automação permite viabilizar o trabalho laboratorial de maneira segura, eficiente e rentável se beneficiando das tecnologias presentes atualmente, processos que anteriormente eram realizados manualmente, tornaram-se automatizados. Boa parte dos processos realizados no dia-a-dia do biomédico dentro do laboratório são “automatizados”.
Os pontos positivos da automação aplicada na medicina laboratorial vão desde à fase pré-analítica até à pós-analítica. Uma vez que na fase pré-analítica for garantido a qualidade, pode-se diminuir a incidência de falhas, o que leva a segunda fase – analítica.  Nesta fase é possível reduzir consideravelmente o desperdício de tempo com atividades “simples” e obter o aumento da produtividade. Na Fase pós-analítica o controle das informações disponibilizadas tende a auxiliar na liberação dos resultados e possíveis falhas e desvios dos exames laboratoriais.
SAA – Processo utilizado por laboratórios menores, o qual não necessita de um alto investimento e que podem se beneficiar da automação laboratorial.
MA – Processo que possibilita mais flexibilidade. Pode-se utilizar fases distintas integradas com outros métodos.
TTA - Processo utilizado em fases que necessitam de maior atenção, seja pelo fluxo de trabalho ou por favorecer um risco maior ao profissional que está exercendo determinada atividade.

A importância da água Reagente no laboratório clínico:

Atualmente Existem diversas tecnologias que possibilitam no processo de "tratamento" da água. Alguns deles são:

Destilação - O processo que visa eliminar consideravelmente todos e/ou qualquer tipo de substâncias ou componentes que interfiram na qualidade da água. Como o próprio nome já diz, o método é feito por ebulição. Este processo depende da energia, e acaba não sendo tão viável financeiramente devido ao custo e consumo.  Filtração - O processo mais conhecido e simples que existe para purificação da água. Este método visa separar  substâncias que possam contaminar, no entanto, realiza de maneira "superficial", não sendo efetivo em casos de bactérias presentes na água. Desinfecção por sistema UV - O processo que possibilita neutralizar qualquer bactéria na água. Este método é ecônomico pois tem baixo gasto de energia  e não utiliza agentes como cloro. Osmose reversa - Neste processo à água é submetida a um sistema de alta pressão, durante a passagem de água ocorre a "retenção" de agentes contaminantes. O equipamento que realiza este processo necessita de manutenções devido à "sujeiras"  que podem juntar.
Podemos dizer que, os parâmetros que determinam a qualidade da água são químicos, físicos e biológicos. A água precisa ser translúcida, sem odor e/ou qualquer sabor. Garantindo a qualidade da água, pode-se assegurar também a qualidade dos resultados evitando erros analíticos.

O Uso do Laser e Led no Tratamento de Rejuvenecimento:

A fototerapia utiliza-se diversos tipos de luzes afim de atingir um resultado específico, (cada luz possuí benefícios diferentes). O que diferencia o Laser do Led são as ondas emitidas. - O laser possuí uma luz com a mesma "direção", já o Led possuí ondas sem uma direção pontual. Ambos são muito utilizados nos tratamentos estéticos e clínicos.
LED na Estética: Pode-se utilizar no tratamento de rejuvenecimento, manchas, rosácea, e tratamento capilar. - Uso Clínico: Utiliza-se para tratamento de queimaduras, pós-operatórios, antifúngico e cicatrizante de feridas.
Laser na Estética: Assim como o Led, pode-se utilizar para rejuvenecimento facil, manchas, olheiras, mas um dos procedimentos mais realizados atualmente é a depilação definitiva que o laser proporciona. - Uso Clinico: Pode-se utilizar em pós-cirurgicos, na área da fiseoterapia e até mesmo no consultorio dentário.
Foi possível identificar no artigo em questão que os beneficios da fototerapia são diversos, uma vez que o laser/led entra em contato com a pele, promove alteração da estrutura, atuando na estimulação de colágeno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com