TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dosagem de Glicemia

Por:   •  14/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO 

A glicemia é caracterizada pela concentração de glicose na corrente sanguínea. A glicose por sua vez é uma molécula responsável pela maior parte de energia produzida e também a principal fonte de nutrição para os neurônios. A mesma é obtida através de uma alimentação rica em carboidratos, que então serão metabolizados em pequenas moléculas de carboidratos, que então irão cair na corrente sanguínea e será utilizado pelas células para que aconteça o ganho de energia. (MOTTA,2013)

A glicemia geralmente é medida em jejum, sendo recomendada não fazer o uso de nenhum alimento, exceto água, pelo menos por 8 horas. Pode ser realizada também após a ingestão de alimentos que é chamado de glicemia pós-prandial. O ideal é que a glicemia pós-prandial seja menor que 70 mg/dL, já a glicemia em jejum o indicado é que esteja entre 70 a 110 mg/dL. (PINHEIRO, 2011)

Para que os níveis de glicemia se mantenham em níveis ideais ao corpo, é necessário que a concentração de glicose esteja regulada, onde os níveis não estejam nem abaixo nem acima do que é considerado ótimo para o metabolismo celular. Para que esse controle seja feito são necessários alguns hormônios que são produzidos pelo corpo através de glândulas. Esses hormônios são classificados em dois tipos, os Hiperglicemiantes que tem o objetivo de aumentar a glicemia quando apresentam um valor abaixo do desejável, exemplos destes podemos citar o Glucagon, produzido no pâncreas, a Adrenalina e o Cortisol, produzidos pela glândula suprarrenal, e a Somatotrófina (ou GH), sintetizados pela hipófise. Já os hipoglicemiantes que agem com níveis altos de glicemia no sangue, um único exemplo para esse hormônio e a insulina que é produzida no pâncreas, e também auxilia na entrada da glicose em células do músculo estriado esquelético (MARZZOCO,2007)

 Esses hormônios são de grande importância pois são reguladores em alguma eventual alteração da glicemia. A glicose no corpo humano pode ser adquirida não só pela alimentação mas também em estado de jejum, a mesma pode ser adquirida através do processo de glicogenólise, e em casos de emergência pelo processo de gliconeogênese. (MOTTA, 2013)

A adrenalina e o glucagon induzem o processo de glicogenólise em casos de necessidade até que o estoque de glicogênio seja esgotado, então logo após, o cortisol e a somatotrófina vão sinalizar para que a gliconeogênese comece a agir. (LEHNINGER,2014)

O principal objetivo desta prática foi avaliar os níveis de glicose no sangue de um aluno voluntário, pelo método de determinação de glicemia através do espectrofotômetro, e analisando os resultados.



MATERIAIS E MÉTODOS

Vidrarias, equipamentos e diversos:

-Micropipeta volumétrica

-Ponteiras 

-Tubos de ensaio 

-Béquer

-Caneta marcador permanente 

-Banho maria 

-Centrífuga

-Espectrofotômetro 

Reagentes:

- Reagente 1 glicose monoreagente

- Reagente 2( padrão calibrador)

- Soro

Inicialmente a turma foi dividida em grupos e em seguida foi coletado o sangue do colega no tubo da tampa amarela com gel ativador e separador, que não deixam coagular. O sangue coletado foi colocado na centrífuga, e centrifugado por 10 minutos a 3600 rpm. 

 Em seguida foram separados quatro tubos de ensaio que foram identificados da seguinte forma: Amostra, Branco, padrão e controle. Foi colocado 2ml com o auxílio da pipeta do reagente 1( glicose monoreagente)  em todos os quatro tubos, em seguida os tubos foram retirados do banho maria, foi colocado 20 microlitros do soro na amostra, homogeneizaram. Foi colocado e 20 microlitros do reagente 2 somente no padrão e em seguida 20 microlitros de controle interno no tubo marcado com controle, todos foram homogeneizados e colocado em banho maria por 10 minutos.  

 Para dar início a essa etapa do experimento, lavou-se a cubeta  com água destilada e a secou com papel toalha, para então colocar o reagente B na mesma e inseri-la  no aparelho, para que o espectrofotômetro  fosse zerado, após ser feito isso o reagente foi colocado no tubo novamente e logo depois foi colocado o reagente A e foi anotado o resultado obtido, foi colocado o líquido do reagente A foi colocado novamente em seu tubo e após ter feito isso foi colocado o reagente P na cubeta e colocado no aparelho, logo foi colocado o reagente C contendo o controle, e em seguida anotado os resultados. 

   Tendo os resultado em mãos, foi realizado o seguinte cálculo presente na bua do reagente:

   

Glicose (mg/dL)=   Absorbância do teste  x 100

                                absorbância do padrão 

OU

 Fotor de calibração=                                          100                        

                                     Absorbancia do badrão  

Glicose (mg/dL)= absorbancia do teste X fator de calibração

O resultado obtido foi de acordo com o valor de glicose do paciente. 

RESULTADO E DISCUSSÃO

Ao colocar a amostra presente no tubo identificado pela letra A no espectrofotômetro, o valor obtido foi 0,269.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com