TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Imunologia Clínica

Por:   •  20/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 5

               [pic 1][pic 2]

M.A.P.A – Imunologia Clínica

Nome: Nailza Santos

R.A: 21114063-5

Disciplina: Imunologia Clínica

INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE

  1. Todos os campos acima (cabeçalho) deverão ser devidamente preenchidos.
  1. O(A) aluno(a) deverá utilizar este modelo padrão para realizar a atividade.
  1. Esta atividade deverá ser realizada individualmente. Caso identificada cópia indevida de colegas, as atividades de ambos serão zeradas. Também serão zeradas atividades que contiverem partes de cópias da Internet ou livros sem as devidas referências e citações de forma correta.
  1. Para realizar esta atividade, leia atentamente as orientações e atente-se ao comando da questão. Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.
  1. Neste arquivo resposta, coloque apenas as respostas identificadas de acordo com as questões.
  1. Após terminar o seu arquivo resposta, salve o documento em PDF e o nomeie identificando a disciplina correspondente, para evitar que envie o MAPA na disciplina errada. Envie o arquivo resposta na página da atividade MAPA, na região inferior no espaço destinado ao envio das atividades. ARQUIVO ÚNICO (tire fotos do todas as páginas de exercício resolvido e coloque em um arquivo só)

FORMATAÇÃO EXIGIDA

  1. O documento deverá ser salvo no formato PDF (.pdf).
  1. Tamanho da fonte: 12
  1. Cor: Automático/Preto.
  1. Tipo de letra: Arial.
  1. Alinhamento: Justificado.
  1. Espaçamento entre linhas de 1.5.
  1. Arquivo Único.

ATENÇÃO

VALOR DA ATIVIDADE: 3.0

Esta atividade deve ser realizada utilizando o formulário abaixo. Apague as informações que estão escritas em vermelho, pois são apenas demonstrações e instruções para te auxiliar, e, posteriormente, preencha todos os campos com suas palavras/imagens.

1. DETERMINE o diagnóstico dos pacientes.

De acordo com os dados da anamnese e os resultados dos exames realizados pelos pacientes do Caso 1 e Caso 2, os diagnósticos obtidos através de uma análise clínica e laboratorial são Hepatite viral (B) e Toxoplasmose respectivamente.

2. Faça uma interpretação clínica dos exames e dos marcadores imunológicos avaliados, e DESCREVA em qual fase da doença cada um dos pacientes se encontra. Lembre-se de considerar o estadiamento de cada marcador. Justifique sua resposta.

No caso 1 a presença de aminotransferases elevadas indica uma infecção ativa, a alanina aminotransferase (ALT) e a aspartano aminotransferase (AST) são encontradas principalmente no citoplasma dos hepatócitos e auxiliam no diagnóstico e prognóstico de doenças hepáticas. O marcador anti-HBc, trata-se de um anticorpo da classe IgM contra o antígeno do núcleo do HBV, é utilizado para confirmar o diagnóstico de Hepatite B aguda junto com o marcador HBsAg, quando apresentam resultados positivos, no caso 1, indica que a infecção é recente. O HBeAg positivo indica que existe replicação viral e, portanto, um paciente que transmite a doença, o que não acontece no caso 1, visto que esse marcador apresenta resultado negativo. No caso 2 os exames sorológicos de Toxoplasmose detectam anticorpos IgM e IgG, no caso 2 ambos aparecem reagentes o que indica uma transição da fase aguda para a crônica e ainda existe o risco de transmissão transplacentária.

3. Quais são os agentes etiológicos das doenças diagnosticadas para cada um dos pacientes? DESCREVA-OS de forma breve.

O agente etiológico da hepatite B é o HBV, hepatitis B vírus da família Hepadnaviridae, ele é composto por um envoltório duplo e material genético formado por DNA, o envoltório externo contém proteínas antigênicas chamada de HBsAg e o interno é composto por DNA e a enzima DNA-polimerase constituem o core representando o antígeno de centro estrutural (HBcAg) e antígeno solúvel (HBeAg). A toxoplasmose é provocada pelo protozoário Toxoplasma gondii, é um protozoário do filo Apicomplexa, tem ciclo heteróxeno, cumpre o ciclo sexuado em felídeos jovem e o ciclo assexuado em aves humanos e outros mamíferos, pode infectar várias células humanas, exceto hemácias.

4. Qual a forma de transmissão dessas doenças? EXPLIQUE

Segundo o Ministério da Saúde a transmissão do vírus da hepatite B ocorre por via parenteral, perinatal e sexual, já que o VHB está presente no sangue, no esperma e no leite materno, a prevenção pode ser feita por meio do uso de camisinha nas relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal. As vias de transmissão da toxoplasmose são oral e vertical, da mãe para o feto, resultando na toxoplasmose congênita. As formas infectantes são encontradas em alimentos e água contaminados por oocistos, contendo esporozoítos, em carne crua com bradizoítos e em secreções e sangue contaminado com taquizoítos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (669.2 Kb)   docx (718.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com