TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LISTA DE EXERCÍCIOS BIOQUÍMICA – LIPÍDIOS

Por:   •  1/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

LISTA DE EXERCÍCIOS BIOQUÍMICA – LIPÍDIOS

PROFESSOR: LEANDRO FRIEDRICH

NOME: Alana Gabriela Lipke Bonfante - TO

  1. Descreva a estrutura química de um triglicerídeo:

Para que ocorra a formação de um triglicerídeo, é necessário que haja a junção de um ácido graxo e um glicerol. É possível observar que todo triglicerídeo possui em sua formação átomos de carbono, de hidrogênio e de oxigênio. Além disso, eles podem ser óleos e gorduras insolúveis em água e solúveis em substâncias apolares, como o álcool por exemplo.

2) Quais as diferenças de uma gordura para um óleo, tanto do ponto de vista da bioquímica quanto das suas propriedades?

A diferença básica entre uma gordura e um óleo é sua consistência, a gordura se apresenta mais sólida em temperatura ambiente do que um óleo. Sob o ponto de vista da bioquímica, as gorduras possuem radicais saturados, enquanto os óleos têm radicais insaturados.

3) As gorduras podem ser encontradas, especialmente, nos alimentos de origem animal, como carnes gordurosas, manteiga e laticínios, mas também está presente no óleo e derivados de coco e óleo de dendê, assim como em diversos produtos industrializados. Sobre as gorduras:

a) O que são gorduras insaturadas? Cite exemplos dessas gorduras e descreva a cadeia carbônica:

As gorduras insaturadas são encontradas, normalmente, em estado líquido e são aquelas consideradas como “gorduras boas”, geralmente presentes em oleaginosas, azeites, peixes e algumas frutas como o abacate. Esse tipo de gordura é caracterizado por possuir uma ou mais ligações duplas entre carbonos.

b) O que são gorduras saturadas? Cite exemplos dessas gorduras e descreva a cadeia carbônica:

As gorduras saturadas, ao contrário das insaturadas, são normalmente encontradas em estado mais sólido. Pode ser facilmente encontrada em alimentos como o ovo, leite e seus derivados, carnes vermelhas e em alguns alimentos que possuem origem vegetal. Em relação a sua cadeia carbônica, é característica dessa gordura a presença de ligações simples entre os carbonos apenas, o oposto das gorduras insaturadas que têm ligações duplas.

c) O que são gorduras hidrogenadas? Cite exemplos dessas gorduras e descreva a cadeia carbônica:

As gorduras hidrogenadas também são conhecidas como gordura transgênica, uma gordura comum que passa pelo processo de hidrogenação e se torna uma gordura trans, ou seja, a gordura hidrogenada não é comumente encontrada na natureza e por isso pode ser prejudicial ao organismo se consumida em alta quantidade. Alguns dos alimentos que contém essa gordura são biscoitos e bolachas, chocolates, fast-food e batatas fritas. Em relação a cadeia carbônica das gorduras hidrogenadas, com o processo de hidrogenação a cadeia de uma gordura normal, saturada ou insaturada, acaba sendo invertida. Ela pode conter ligações duplas em sua composição, dependendo da gordura inicial.

d) qual a diferença entre a estrutura Cis e Trans?

Se tratando de cadeia carbônica, a estrutura cis sempre vai aparecer com os hidrogênios no mesmo plano, enquanto a gordura trans tem os hidrogênios em planos invertidos. As gorduras cis são facilmente encontradas em alimentos provindos da natureza, com origem natural obviamente, já as gorduras trans são encontradas em alimentos manipulados, que não são naturais e que põem prejudicar a saúde do indivíduo que as consome.

04) O que são as Lipoproteínas? Qual a diferença entre o colesterol LDL e o HDL?

O termo lipoproteína é empregado para um conjunto de partículas que têm por objetivo transportar lipídeos entre órgãos e tecidos, principalmente os triglicerídeos e o colesterol. A diferença entre o colesterol LDL (Low Density Lipoprotein) e o colesterol HDL (High Density Lipoprotein) está dada justamente pelo nome de ambos. O colesterol LDL é caracterizado pela baixa densidade de lipoproteínas, conhecido popularmente como colesterol ruim por permitir o acumulo de colesterol nas paredes internas das artérias, formando as placas de ateroma, visto que sua função é transportar o colesterol do fígado e do intestino para todos os tecidos do corpo humano por meio das artérias. Já o HDL tem a função de retirar o excesso de LDL das paredes das artérias, transportando esse colesterol retirado para o fígado para que ele possa ser metabolizado. Ou seja, o HDL protege as artérias da aterosclerose e por isso é considerado o colesterol bom.

05) O colesterol é um tipo de lipídio muito importante para o homem, apesar de ser conhecido principalmente por causar problemas cardíacos, como a aterosclerose. Esse lipídio pode ser adquirido pelo nosso corpo através de dieta ou ser sintetizado em nosso fígado.

Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o tipo de lipídio no qual o colesterol enquadra-se:

a) glicerídios.                 d) fosfolipídios.

b) ceras.                        e) esteroides.

c) carotenoides.

06) Os lipídios, chamados popularmente de gorduras, são substâncias que se caracterizam principalmente por sua baixa solubilidade em água. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que não se refere a uma importância biológica dos lipídios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com