TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Microbiologia

Por:   •  7/6/2017  •  Dissertação  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 6

LIPÍDEOS

se o lipídeos desaparecessem da terra, todas as células vivas entrariam em colapso, se transformando em uma poça de líquido, pois os lipídios são essenciais para a estrutura e a função das membranas que separam as células vivas do seu ambiente.  Os lipídeos são o segundo maior grupo de compostos orgânicos encontrados na matéria viva. Como os carboidratos, eles são constituídas de átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, mas os lipídeos não apresentam relação 2:1 entre os átomos de hidrogênio e oxigênio. Embora os lipídeos seja um grupo muito diverso de compostos compartilha uma característica comum: eles são moléculas apolares. Ao contrário da água, eles não apresentam uma extremidade positiva e uma negativa. Assim, a maioria dos lipídeos é insolúvel em água, mas ele se dissolvem facilmente em solventes apolares, como o éter e o clorofórmio. Os lipídeos participam da estrutura das membranas de algumas paredes celulares e atuam no armazenamento de energia.

Lipídeos simples

Os Lipídeos simples, chamado de gordura ou triglicerídeos, contém um álcool chamado de glicerol e um grupo composto conhecido como ácidos graxos. As moléculas de glicerol tem três átomos de carbono as quais estão fixadas três grupos hidroxila (---OH). Os ácidos graxos consistem em longas cadeias de hidrocarbonetos(---COOH). Os ácidos graxos mais comuns contém um número par de átomos de carbono.

     Uma molécula de gordura é formada quando uma molécula de glicerol se combina com uma a três moléculas de ácidos graxos. O número de moléculas de ácido graxo determina se a molécula de gordura é um monoglicerídeo, um diglicerídeo ou um triglicirídeo.

Na reação, de uma a três moléculas de água são formadas, dependendo os números de moléculas que ácido graxo que estão reagindo. A ligação química formada em que uma molécula de água é removida é denominada ligação estér. Na reação inversa, hidrólise, a molécula de gordura é quebrada nas suas moléculas constituintes de ácido graxo e glicerol.
Como os ácidos graxos que formam os lipídeos tem estruturas diferentes, existe uma grande variedade de lipídeos. Por exemplo, três moléculas do ácido graxo A podem combinar-se com a molécula de glicerol ou uma molécula de cada dos ácidos graxos A B e C pode se unir com uma molécula de glicerol. A função primária dos lipídios é formar as membranas plasmáticas que recobrem as células.  A membrana plasmática sustenta a célula e permite os nutrientes e resíduos entrar e sair; assim, os lipídeos deve manter a mesma viscosidade, independentemente da temperatura ambiente. A membrana deve ser tão viscosa com azeite de oliva, sem ficar muito líquido quando aquecida ou muito espessa quando resfriada. Como todos os que já cozinharam uma refeição sabem, as gorduras animais normalmente são sólidas em temperatura ambiente, enquanto os oléos vegetais em geral são líquidos nessa temperatura. A diferença em seus pontos de fusão respectivas é devido aos graus de saturação das cadeias de ácidos graxos. Um ácido graxo é chamado de saturado quando não tem ligação duplas; nesse caso, o esqueleto de carbono contém seu número máximo de átomos de hidrogênio. As cadeias saturadas solidificam com facilidade, pois são mais lineares e, portanto, podem ser mais empacotadas que as cadeias insaturadas. As ligações duplas das cadeias insaturadas criam dobradura na cadeia, que afastam as cadeias uma das outras.

Lipídeos complexos 

Os lipídeos complexos contém elementos como o fósforo, nitrogênio e enxofre, além do carbono, do hidrogênio e do oxigênio encontrado em líquido simples. Os lipídeos complexos chamado de fosfolipídeos são constituídaos de glicerol, dois ácidos graxos e no lugar do terceiro ácido graxo, um grupo fosfato ligado a um ou vários grupos orgânicos. Os fosfolipídeos são os lipídeos que compõem as membranas; eles são essenciais para a sobrevivência da célula, tem regiões polares e apolares. Quando colocadas em água, as moléculas de fosfolipídeos se dobram de tal maneira que todas as poções polares se orientam em direção as moléculas de água, com as quais elas formam pontes de hidrogênio. Isto forma a estrutura básica da membrana plasmática. As poções polares consistem de um grupo fosfato e de glicerol. Em contraste com as regiões polares, todas as partes apolares entram em contato com as poções apolares das moléculas vizinhas. As porções apolares consistem em ácidos graxos. Esse comportamento característico torna os fosfolipídeos particularmente adequado para seu papel como principal componente das membranas que envolvem as células. Os fosfolipídeos permitem que a membrana atuem como uma barreira que separa o conteúdo da célula do ambiente aquoso no qual ela vive.  Alguns lipídeos complexos são úteis para identificar certas bactérias.

Ácidos nucleicos


Em 1944 três microbiologista norte-americanos Oswald avery Colin Mac leod Maclyn McCarty- descobriram que uma substância chamada de ácido desoxirribonucleico (DNA)  é a substância da qual os genes são feitos Nove anos mais tarde James Watson e Francis Crick, trabalhando com modelos moleculares e informações obtidas por análise com raio x fornecidos por Maurice wilks e rosalind Franklin, identificaram a estrutura física do DNA. Além disso Crick, sugeriu um mecanismo para replicação do DNA e como ele atua como material hereditário. O DNA e outra substância denominada ácido ribonucleico (RNA) são designados em conjuntos como ácidos nucleicos, pois foram descobertos pela primeira vez nos núcleos das células. Assim como aminoácidos são as unidades estruturais das proteínas, os nucleotídeos são as unidades estruturais dos ácidos nucleicos.
Cada nucleotídeo tem três partes: a base hidrogenada, uma pentose denominada desoxirribose ou ribose e um grupo fosfato. As bases nitrogenadas são compostos cíclicos feitos de átomos de carbono hidrogênio oxigênio  e nitrogênio Aas bases são denominadas adenina (A), timina (T), citosina (C), guanina (G), uracila (U).  A e G são estruturas de anel duplo de purinas enquanto T, C e U são estruturas de anel simples denominado pirimidinas. Os ácidos nucleicos são denominados de acordo com sua base nitrogenada. Portanto, um nucleotídeo contendo timina é um nucleotídeo timina, um contendo adenina é um nucleotídeo adenina, e assim por diante. O termo nucleotídeo refere-se a uma combinação de Purina ou pirimidina mais um açúcar pentose; ele não contém um grupo fosfato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com