TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Queima Da Vela

Por:   •  25/2/2023  •  Relatório de pesquisa  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução:

A queima de uma vela é um processo químico que envolve a combustão da parafina presente na vela, produzindo calor, luz e gases como dióxido de carbono e vapor d'água. Neste relatório, será discutido o processo de queima de uma vela e os produtos químicos que são gerados.

Processo de queima de uma vela:

A vela é composta principalmente de parafina, um hidrocarboneto sólido derivado do petróleo. Quando a vela é acesa, a chama derrete a parafina próxima à chama, que é absorvida pelo pavio da vela. O pavio é então aquecido pela chama, o que faz com que a parafina seja vaporizada e se decomponha em moléculas menores, como hidrocarbonetos e hidrogênio.

Essas moléculas são oxidadas pela presença do oxigênio do ar, formando dióxido de carbono e vapor d'água. A energia liberada durante a reação é emitida na forma de calor e luz, que são observados como a chama da vela.

Produtos químicos da queima de uma vela:

A queima de uma vela produz principalmente dióxido de carbono e vapor d'água, que são gases incolores e inodoros. Além disso, a queima de uma vela também pode produzir pequenas quantidades de outros produtos químicos, como monóxido de carbono, formaldeído e acetaldeído.

O monóxido de carbono é um gás venenoso que é produzido quando a combustão da parafina é incompleta. O formaldeído e o acetaldeído são produtos químicos orgânicos que são emitidos durante a queima de materiais orgânicos, como a parafina da vela. Esses produtos químicos são irritantes para os olhos e o sistema respiratório e podem ser cancerígenos em concentrações elevadas.

Conclusão:

Em resumo, a queima de uma vela é um processo químico que envolve a combustão da parafina, produzindo calor, luz e gases como dióxido de carbono e vapor d'água. Embora a queima de uma vela seja geralmente segura, a produção de produtos químicos como monóxido de carbono, formaldeído e acetaldeído pode ser prejudicial à saúde em concentrações elevadas. É importante manter uma boa ventilação durante a queima de velas para minimizar a exposição a esses produtos químicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com