TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Concentrações de Hemoglobina Corpuscular Média

Por:   •  3/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.710 Palavras (23 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 23

Sumário

1. MICROBIOLOGIA3

1.1 Colorações de Gram3

1.2 Antibiograma3

1.3 Identificações Malária (lâminas) 4

1.4 Cultura de urina4

2. IMUNOLOGIA5

2.1 Toxoplasmose IgM e IgG5

2.2 Rubéolas (pesquisa de anticorpos) 5

2.3 VDRL 6

2.4 PCR 6

2.5 FR 7

2.6 ASO 7

2.7 FTA-ABS 8

2.8 Tipagem sanguínea8

3  BIOQUÍMICA9

3.1Uréia9

3.2 Ácidos Úricos9

3.3 Albumina 10

3.4 Colesterol Total10

3.5 Triglicerídeos 11

3.6 LDL-colesterol 11

3.7 HDL-colesterol 12

3.8 Glicose13

3.9 Proteínas totais14

4 HEMATOLOGIA14

4.1 Eritrograma ou células vermelhas14

4.1.1 Reticulócito14

4.1.2 Hemoglobinas15

4.1.3 Hematócrito 16

4.1.4 Volumes Corpusculares Médios 16

4.1.5 Hemoglobinas Corpusculares Médias 16

4.1.6 Concentrações de Hemoglobina Corpuscular Média16 

4.2 Leucograma ou série branca16

4.2.1 Neutrófilos 17

4.2.2 Linfócitos17

4.2.3 Eosinofilos17

4.2.4 Basófilos18

4.2.5 Monócitos18

4.3 Plaqueta18

5 PARASITOLOGIA19

5.1 Métodos de Hoffman19

5.2 Pesquisas de leveduras nas fezes19

5.3 Pesquisas de Leucócitos nas fezes20

5.4 Pesquisas de sangue nas fezes20

REFÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21

 1. MICROBIOLOGIA

1.1 Colorações de Gram

A coloração de Gram constitui-se de método de dupla coloração, introduzindo na microbiologia. Além das características morfológicas, este método permite evidenciar e determinar as propriedades das bactérias, as quais são classificadas de Gram-positivas e Gram-negativas, de acordo com diferenças na composição e estruturas da parede celular. Coloração de gram consiste basicamente, em tratar bactérias sucessivamente com cristal violeta, Lugol, álcool e fucsina. O lugol e o cristal violeta penetram tanto nas bactérias  Gram-positivas e negativas, formando um complexo de cor roxa. O tratamento com álcool é a etapa diferencial: nas Gram-positivas, o álcool não retira o complexo cristal violeta + lugol, pois a sua ação desidratante faz com que a espessa camada de peptídeoglicano se torne menos permeável, retendo o corante. Nas Gram-negativas, devido à pequena espessura da camada de peptídeoglicano, o complexo corado é extraído pelo álcool, deixado às células descoradas. O tratamento com fucsina não altera a cor roxa das Gram-positivas, ao passo que as Gram-negativas, descoradas pelo álcool tornam-se avermelhadas (CARDOSO, 2008).

1.2 Antibiograma

A atividade antibiograma é medida in vitro para se determinar a sensibilidade de um microrganismo á concentrações conhecidas de determinados antibióticos ou quimioterápicos. Um das maneiras de determinar sensibilidade aos antibióticos e quimioterápicos é por meio da prova de difusão em ágar, conhecida como antibiograma. Objetivo desta atividade é visualizar a sensibilidade aos antibióticos In Vitro, utilizando técnica de difusão em ágar. Os antibióticos são substancias químicas que impedem o crescimento das bactérias por dois meios, impedem ação bacteriana por matarem as bactérias (um dos meios é causando poros na parede celular das bactérias) e também impedem sua multiplicação por serem bacteriostáticos (levam mensagens genéticas e químicas que impedem a reprodução genética das bactérias). São poucas as bactérias que são patogênicas para nós, boa parte vive em sintonia com nosso organismo, como ocorre na flora intestinal, o uso indiscriminado de antibiótico mata esses microrganismos, ou deixar as cepas mais resistentes (Agência Nacional De Vigilância, 2010).

1.3 Identificações Malária (lâminas)

 Doença infecciosa febril aguda, causada por parasito unicelular, caracterizado por febre alta acompanhada de calafrios, suores e cefaléia, que ocorrem em padrões cíclicos, a depende da espécie do parasito infectante. A pesquisa do Plasmodium é feita em esfregaço ou preparação distendida e em gota espessa e teste Rápido. É relevante na clinica a identificação de cada uma da espécie de Plasmodium, uma vez que a patologia de cada uma das formas da Malária. Gota espessa: Sua técnica baseia-se na visualização das formas do parasito através de microscopia óptica, após coloração com corante vital (azul de Metileno e Giemsa), permitindo a diferenciação específica dos parasitos a partir da análise da sua morfologia, e dos seus estágios de desenvolvimento no sangue periférico, especialmente os portadores de Plasmodium Falciparum. Esfregaço Delgado: Este método permite, com mais facilidade, a diferenciação especificada do parasito a partir da analise de sua morfologia e das alterações provocadas no eritrócito infectado. A identificação de cada uma das espécies se baseia nos seus respectivos aspectos morfológicos, na cor e forma de hemozoína e nas alterações da hemática. Testes rápidos: para detecção de componentes antigênicos de plasmódio. São realizados em fitas de nitrocelulose contendo anticorpo monoclonal contra antígenos específicos do parasito (MORAIS, 2008).

1.4 Cultura de urina

É um exame feito através da colocação da urina em um meio propício à reprodução de bactérias, chamado meio de cultura. Caso a urina contenha germes, em 48 horas será possível identificar a formação de colônias de bactérias, podendo, deste modo, identificar qual tipo de bactéria está presente e quais antibióticos são eficazes em combatê-las (antibiograma). Os materiais devidamente processados devem ser semeados nas superfícies dos meios de cultura, com alça calibrada esterilizada (10 μL), procurando detectar-se contagem de colônias a partir de 100 UFC/ml. Faz movimentos em estrias em ziguezague, para permitir separação de eventuais contaminantes das amostras (CARDOSO, 2008). O material não deve ser colocado em profundidade no ágar, mas apenas aderido à superfície do meio. A temperatura de incubação recomendada para todas as amostras crescer melhor é a 30°C do que 37°C no primeiro isolamento. A cultura requer 24horas para determinar a quantidade de bactérias, sendo necessário um período adicional de 24-48 horas para identificar os microrganismos, retardando assim o início do tratamento nas infecções suspeitas (RAVEL, 1997).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.8 Kb)   pdf (231 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com