TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Vitaminas de acordo com sua solubilidade

Por:   •  1/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ESTUDO DIRIGIDO

Instituição: Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina

Curso: Fisioterapia                                    Fase:  1ª        Turma: 1004

Disciplina: Bioquímica                 Código:  SDE0024                       Data: 25/04/17

Aluno: Jeferson Luis Bonfadini_          

Muitos organismos são incapazes de sintetizar certas substâncias essenciais e portanto, estas substâncias devem fazer parte da dieta destes organismos, estas substâncias são as vitaminas e os sais minerais. Então responda:

Questão 1

O que são vitaminas?

 As Vitaminas são substâncias reguladoras, compostos orgânicos muito importantes e necessários ao crescimento, na reparação dos tecidos e no funcionamento orgânico, essências para reações metabólicas específicas no meio celular e vitais para o funcionamento dos órgãos.

Questão 2

Como são classificadas as vitaminas de acordo com sua solubilidade?

As vitaminas são classificadas em Hidrossolúveis com solubilidade em água e lipossolúveis com solubilidade em lipídeos.

 

Questão 3

Quais os tipos de vitaminas que são solúveis em água? Elas podem ser ingeridas em excesso? Por que?

As Vitaminas que são solúveis em água são as vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6 e B12) e a vitamina C. Elas podem sem ingeridas em excesso, pois o que não for armazenado pelo organismo é excretado pela urina.

Questão 4

Quais os tipos de vitaminas que são insolúveis em água? Elas podem ser ingeridas em excesso? Por que?

As vitaminas que são insolúveis em água são as vitaminas A, D, E e K. Estas vitaminas não podem ser absorvidas em excesso, pois não são facilmente excretadas pelo organismo e tendem a se acumular provocando intoxicação.

Questão 5

Fale sobre a importância das vitaminas lipossolúveis A e K, quais suas fontes e as doenças causadas pela falta ou excesso dessas vitaminas.

A vitamina A possuí diferentes funções dentro do organismo humano, atuando na visão e formação dos tecidos. As fontes de vitamina A são fígado bovino, leite, frutas e legumes amarelos. A falta de desta vitamina pode causar secura da camada da córnea do globo ocular e a cegueira noturna. Já o excesso, pode causar perda de hemoglobina, problemas com a coagulação sanguínea, descalcificação óssea, enfraquecimento e irritabilidade.

A vitamina K é importante para a formação, desenvolvimento e manutenção dos ossos, para a coagulação do sangue, para a síntese de proteínas plasmáticas, para a boa eficiência dos rins e na manutenção dos tecidos. Podemos encontrar em folhas verdes e óleos vegetais. A falta pode causar dificuldades de coagulação, problemas na absorção intestinal, calcificação da cartilagem e má formação dos ossos ou depósito de sais de cálcio na parede das artérias. Já em excesso, pode causar falta de ar e dores torácicas.

Questão 6

Fale sobre a importância das vitaminas do complexo B e vitamina C, quais suas fontes e as doenças causadas pela falta ou excesso dessas vitaminas.

O complexo B é formado por várias vitaminas que coexistem em alguns alimentos e que se complementam para fazer a manutenção da saúde. As vitaminas que fazem parte do complexo são B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina), B3 (Niacina), B5 (Ácido Pantotênico, B6 (Piridoxina), B7 (Biotina), B9 (Ácido Fólico) e B12 (Cobalamina). Ele é importante pois ajuda na manutenção do sistema imunológico, circulatório e nervoso, na construção de anticorpos, na reparação e manutenção da pele e na produção do hormônio adrenalina. A falta pode causar debilidade muscular, paralisia, transtorno do sistema nervoso, problemas digestivos e insuficiência cardíaca. Já em excesso, provoca a diminuição da absorção e alterações no metabolismo. Podemos encontrar em cereais integrais, produtos de soja, verduras folhosas em geral, derivados do leite, carnes, melão, uva e ameixa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (43.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com