TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Fundamentos da Educação

Por:   •  25/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

AD1 Fundamentos da Educação 4

Aluna: Júlia Milena Pereira dos Santos

Matrícula: 20111020310

Polo: São Gonçalo

Questão 1 (valor: 4,0 pontos): 

Escolha uma festa comemorada no Brasil ou no mundo e descreva o valor cultural ou religioso dado a mesma. Por outro lado, não se esqueça em seu relato de realizar a definição de cultura fazendo um contraponto com o conceito de etnocentrismo.

Tamanho total da resposta: de 10 até 15 linhas.

A cultura refere-se aos comportamentos, tradições e conhecimentos que são  produzidos pela interação social entre os indivíduos de uma comunidade ou sociedade. A língua, as comidas típicas, as religiões, música, artes, etc, fazem parte desse contexto. O Natal é um exemplo de manifestação cultural que possui valores positivos, tais como: harmonia, compaixão, fraternidade, amor, caridade, paz, espírito festivo, entre outros. Apesar de ser uma data comemorativa de caráter religioso, onde os cristãos simbolizam o nascimento de Jesus, é uma data que independe da religião ou crença das pessoas, pois o espírito festivo e de harmonia contagia a todos, principalmente, no Brasil. Porém, existe alguns países que não comemoram este dia e possuem um significado diferente para o mesmo. E existe também o etnocentrismo, que são hábitos de julgar pior ou inferior uma cultura diferente da que o indivíduo possui. Pessoas que praticam o etnocnetrismo consideram somente a sua cultura como a única certa ou mais importante que as outras.

 Questão 2 (valor: 3,0 pontos): 

Mencione os principais objetivos e um aspecto importante referente ao movimento da Educação intitulado entusiasmo pela educação e realize uma comparação com o Otimismo Pedagógico.

 Tamanho total da resposta: de 6 até 10 linhas.

O Entusiasmo Pedagógico pela educação e o Otimismo Pedagógico são dois movimentos ideológicos que foram desenvolvidos pelos intelectuais das classes dominantes no País. O intitulado Entusiasmo pela Educação possuiu caráter quantitativo e dentre seus principais objetivos  estão a expansão da rede escolar e o desanalfabetizar o povo. Enquanto o Otimismo Pedagógico possuiu caráter qualitativo, visto que o mesmo dava relevância a otimização do ensino e visava a melhoria das condições didáticas e pedagógicas da rede escolar.

Questão 3 (valor: 3,0 pontos): Explique cultura patente e cultura latente, exemplificando.

Tamanho total da resposta: de 10 até 15 linhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com