TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo de krébs

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  878 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como tema o Ciclo de Krebs ou o ciclo do Ácido Cítrico inserido na disciplina de Bioquímica Metabólica. Ciclo de Krebs foi o nome dado em homenagem a Hans Krebs, que foi quem descobriu esta via metabólica de ácido pirúvico com 3C resultante da quebra da glicose na glicólise. A respiração propriamente dita se inicia quando esses dois piruvato penetram no interior das mitocôndrias, porém o ciclo do ácido cítrico só da inicio após a entrada do piruvato, quando o acetil com apenas 2C se junta com a Coenzima A que por si aumenta a velocidade das reações químicas formando uma molécula chamada acetilcoenzima A.O Ciclo do Ácido Cítrico além de ser um grande gerador de energia, também é de grande importância na gliconeogenese, de bases nucleotídicas, aminoácidos e de grupos heme. Baseado em todas essas informações nosso trabalho visa relatar a importância dos Ácidos Graxos, proteínas (aminoácidos), carboidratos, do Ciclo do Ácido Cítrico, relacionando eles a atividades físicas de leve, moderada a alta intensidade, mostrando o quanto são importantes para o nosso metabolismo, para respiração celular e para manter nosso organismo em total equilíbrio. Por fim iremos dar um breve relato de como ocorre o Ciclo do Ácido Cítrico, mostrando seu ciclo e comentando-o.

1 –Qual a importância dos ácidos graxos para a realização de exercícios físicos?

Durante a prática de atividades que exigem esforço físico os principais substratos utilizados pelos músculos são os carboidratos, os ácidos graxos e as proteínas. Os ácidos graxos ajudam no fornecimento de energia durante atividades de intensidade leve ou moderada e de longa duração. Com isso quanto maior a prática de exercícios físicos maior é sua capacidade de oxidação. Porém há fatores que dependem dos ácidos graxos pelos músculos esqueléticos tais como: a mobilidade, o transporte da corrente sanguínea, a passagem na membrana plasmática e mitocondrial, β oxidação, e por fim a oxidação do ciclo de Krebs e atividade de cadeia respiratória. As proteínas podem ser usadas como fonte de energia se convertidas à glicose via gliconeogênese ou podem gerar AGL durante o jejum através da lipogênese. Porém apenas as unidades básicas de proteínas (aminoácidos), podem ser usadas para produzir energia. Já os carboidratos são como ativadores do metabolismo, gerando assim fontes de energia que será utilizada como combustível para o sistema nervoso.

Quando falamos de exercícios físicos especialmente de longa duração, temos que ter em mente que é indispensável um estoque elevado de TG/AG, pois será um fator determinante para que a quebra de glicogênio no músculo e a oxidação da glicose seja muito menor. Comparando o ácido graxo com o glicogênio temos um sobressalto do AG, pois sua passagem na membrana plasmática da mitocôndria é mais facilitada, tornando assim sua energia de ativação mais rápida, e por um período mais prolongado devido ao seu estoque ilimitado.

Concluindo os AG são determinantes e desempenham um papel importante na manutenção da atividade física muscular.

2–Por que o Ciclo de Krebs é relevante durante a prática de atividades que exigem esforço muscular?

O Ciclo de Krebs é uma fonte importante de precursores, mas não só pelas formas de armazenamento de energia, mas também para os blocos de construção de outras moléculas como: aminoácidos, bases de nucleotídeos e componentes orgânicos. Os ácidos graxos são utilizado pelo organismo, e sua maior oxidação se deve a quantidade de mitocôndrias, que por fim esta aumenta a atividade do ciclo de Krebs. Ou seja, podemos afirmar que quanto mais ativo o ciclo de Krebs de um indivíduo for, mais eficiente será sua queima de gordura. Alguns pesquisadores como Cols comentam que nos primeiros minutos de exercícios são utilizados apenas o glicogênio, mas devido sua concentração ser muito reduzida acaba ocorrendo o uso dos triglicerídeos e ácidos graxos, pois sua energia de ativação é de rápida reação e constante, podendo assim manter um exercício por mais tempo.

A respiração celular é um fenômeno de fundamental importância para o trabalho celular e, portanto, para a manutenção de vida no organismo. Ela consiste basicamente no processo de extração de energia química acumulada nas moléculas de sustâncias orgânicas diversas, tais como carboidratos e lipídeo o que acontece nas cristas mitocondriais e sua função é produzir energia para as a células. Podendo ser aeróbica e anaeróbica. A respiração aeróbica é dividida em 3 fases, glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória.

Todos esses ciclos além de contribuir para o perfeito funcionamento do organismo também ajuda a aumentar a eficiência de atividades físicas, pois fornece energia para o metabolismo aeróbico, retardar a fadiga, e reduz riscos de perdas musculares.

3–Entendendo melhor o Ciclo do Ácido Cítrico

O Ciclo de Krebs ou Também conhecido como o Ciclo do Ácido Cítrico ocorre dentro de uma organela e não mais no citosol como na glicólise, sendo mais preciso na matriz mitocondrial da mitocôndria, onde a mesma é responsável pela respiração celular.

Ao final da Glicólise obtivemos a formação de 2 Ácidos Piruvícos compostos de 3 carbonos cada. O Piruvato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com