TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Citar as funções dos lipídeos nos seres vivos

Por:   •  23/5/2016  •  Monografia  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE DIDÁTICA – DATA 13/04/2016

  1.  Citar as funções dos lipídeos nos seres vivos.

R:         Os Lipídios apresentam varias funções nos organismos, entre eles as gorduras e óleos são as principais formas de armazenamento de energia. Podendo apresentar função estrutural como os fosfolipídios e esteróis nas membranas biológicas. Outros lipídios tem função como cofatores enzimáticos, transportador de elétrons, pigmentos que absorvem radiação luminosa, ancora hidrofóbicas, agentes emulsificantes, hormônios, mensageiros intracelulares, isolante térmico.

  1. Citar as características necessárias para que uma molécula funcione como sabão ou detergente.

R:         Para uma substancia que sabão é necessário que tenha uma parte da molécula hidrofóbica e outra hidrofílica, para que a parte hidrofóbica se prenda a sujeira e a hidrofílica entre em afinidade com a água.

  1. Que são ácidos graxos saturados, insaturados e poli-insaturados? Dê exemplos.

R:         Ácidos graxos saturados são compostos por triglicerídeos e seus átomos de carbono são saturados. A ligação entre carbonos é simples e em temperatura ambiente são encontrados no estado solido, um exemplo é a gordura animal.

        Os ácidos graxos insaturados são compostos por triglicerídeos e apresentam na cadeia uma ligação dupla, formando assim um ângulo na molécula. Em temperatura ambiente são encontrados em estado liquido e um exemplo deste grupo é o óleo de soja.

        Em mais de dois átomos de carbono da molécula são encontradas ligações duplas, assim apresentam os ácidos graxos polisaturados, por conta dessas ligações a estrutura molecular é irregular. São encontrados em estado solido na temperatura ambiente e um exemplo desse grupo é a margarina.

  1. Quais as funções dos triglicerídeos? Que tipo de ligação existe?

R:         Os triglicerídeos são compostos por três ácidos graxos, sendo ligados por ligação éster. São responsáveis pelo armazenamento de energia, auxiliam na alteração de densidade da baleia cachalote.

  1. Por que as proteínas devem estar presentes em nossa dieta? Podem elas, e como, atender a demanda energética de nosso organismo?

R:         A alimentação com a presença de proteína de origem animal e vegetal, é importante para a construção e manutenção dos órgãos e tecidos do organismo. Quando falho o glicogênio e os triglicerídeos, as proteínas dos tecidos musculares é que serão metabolizados para o fornecimento de energia para o ser vivo.

  1. O que vem a ser aminoácido essencial?

R:         São aminoácidos que precisão ser fornecidos pela alimentação diariamente, para varias funções, como a reparação de tecidos e função antioxidante.

  1. Quais as principais funções dos aminoácidos nos seres vivos?

R:          As principais funções é a constituição de proteínas e ação antioxidante.

  1. Quais as funções orgânicas presentes na estrutura química de um aminoácido?

R:         Os aminoácidos apresentam sempre duas funções orgânicas: amina e ácido carboxílico.

  1. Represente a estrutura geral de um aminoácido, indicando os grupamentos

R:         

                                              [pic 2]

  1. Como os aminoácidos podem ser classificados?

R:         Os aminoácidos são agrupados em: Grupos R não polares e alifáticos, Grupo R aromáticos, Grupo R não carregados, mas polares, Grupo R carregados positivamente e Grupo R carregados negativamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (117.6 Kb)   docx (603 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com