TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Célula Eucarionte

Monografias: Célula Eucarionte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 2

As células procariontes não coincidem com as células eucariontes. A maior diferença está na ausência de carioteca, ou seja, o material genético não se encontra individualizado do citoplasma, separado por uma membrana celular (carioteca), característica esta dos procariontes, sendo estas também bem menores, apresentando-se em estruturas de menor complexidade.

Os procariontes possuem o DNA na forma de um anel associado à proteínas básicas; são desprovidas de mitocôndrias, orgânulo de extrema importância, principal responsável pela respiração celular, de forma a fornecer a energia metabólica.

Sobre as demais organelas cululares, os plastídeos são um grupo de organelas encontrado na célula das plantas responsável pela fotossíntese.

O complexo de golgi se ocupa do processamento de proteínas. Já o retículo endoplasmático pela desintoxicação celular e no transporte intracelular de substâncias. A cario-membrana ou carioteca envolve e individualiza o núcleo (evoltório nuclear).

Os Procariontes, como organela, só possuem os ribossomos, que unem os outros componentes importantes na síntese de proteínas. Ex.: bactérias cianófitas (cyanobacterias).

As células eucariontes são mais complexas, uma vez que possuem um sistema de membranas muito desenvolvido; o interior celular é individualizado; existem funções metabólicas entre as organelas.

Os retículos endoplasmáticos liso e rugoso têm como principais funções o transporte de materiais (substâncias) pela célula e também o armazenamento destes em dilatações (como se fossem pequenos armazéns); os eucariontes possuem mitocôndrias; lisossomos, os quais são bolsas membranosas que contêm enzimas capazes de digerir substâncias orgânicas; também peroxissomos, cuja função está relacionada ao armazenamento de enzimas, que catalisa o peróxido de hidrogênio, sendo esta uma substância tóxica que por fim é degradada.

Também, os eucariotos são providos de complexo de golgi.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com