TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação da Glicemia

Por:   •  17/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  762 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

        A glicose é uma dextrose monossacarídeo cristalina, denominada D-glicose. A importância de se manter uma concentração constante no sangue deve-se ao fato de que é a principal fonte de energia química para a manutenção e o funcionamento dos diversos tecidos do organismo, sendo que células, como os neurônios, a utilizam como fonte exclusiva. A glicose pode ser advinda da nutrição exógena ou do metabolismo glicólico endógeno, o qual converterá o glicogênio, novamente em glicose, e esta entrará na corrente sanguínea e será novamente utilizada (PICA et al., 2003).

        Quando a produção de insulina é deficiente, a glicose se acumula no sangue e na urina, causando deficiência nutricional às células. Este distúrbio metabólico é chamado de diabetes, e é classificada de acordo com a causa inicial da insuficiência de insulina. A melhor maneira de reduzir as complicações associadas às alterações na glicemia é tentando manter seu nível em concentrações normais, e para isso se faz necessário realizar medições da sua quantidade. As concentrações de glicose no sangue, denominadas glicemia, devem permanecer dentro de uma faixa de segurança que em jejum podem estar entre 60 e 100 mg/dL (BUSH, 2004).

        Se o paciente apresenta sintomas de diabetes, pode-se fazer um teste de glicemia ao acaso. Este pode ser feito a qualquer hora e não requer preparativo. Se o nível de glicose no sangue for mais do que 200 miligramas por decilitro (mg/dl), será confirmada a diabetes. Entretanto, o teste de glicemia em jejum é um método de diagnóstico mais definitivo e o mais utilizado (CORDOVA, 2009).

         Em uma pessoa que não tenha diabetes, o corpo mantém o nível de glicose do plasma entre as refeições com uma variação de 70 a 99 miligramas por decilitro (mg/dl). Depois de comer, o nível da glicose sobre, dependendo do tamanho e do conteúdo da refeição, mas não ultrapassando a 139 mg/dl e voltam rapidamente para os níveis normais de glicose durante o jejum ou período de refeições. Em uma pessoa com diabetes, o nível de glicose aumenta muito além do normal depois de comer, demora muito mais tempo para baixar, e não retorna para os valores normais, nem mesmo nos períodos de jejum. Por tanto o objetivo desse  trabalho foi analisar os níveis de glicose de uma determinada amostra de sangue (SMITH, 2007).

2. METODOLOGIA

Separou-se 3 tubos de ensaio e identificou-se como, branco, teste e padrão. Em seguida no tubo teste colocou-se 0,03 mL de amostra e 3,0 mL de reagente de cor em cada tubo. Logo apos pipetou-se e  foi colocado no banho maria a 37°C por 10 minutos, depois colocou-se no espectrofotômetro para determinar a absorbância do teste e do padrão. Antes foi acertado para o zero com o branco e anotaram-se os resultados da absorbância e fez os cálculos para determinara glicemia.

3. RESULTADO E DISCUSSÃO

        Haja vista que tanto a insulina quanto o glucagon são importantes reguladores para a manutenção da glicemia no nosso organismo. Quando a concentração de glicose aumenta a redução de insulina aumenta para a regulação da glicose.

Com os resultados obtidos pelo espectrofotômetro chegamos aos seguintes números de absorbância de cada tubo.

Tubo Branco – 0

Tubo Teste – 0,964

Tubo Padrão – 0,345

Com esses números de absorbância seguimos para a determinação da glicose

Glicose (mg/dL) = absorbância do teste         ×   100

                                 Absorbância padrão

Glicose (mg/dL) = 0,964      ×   100

                                0,345

Glicose (mg/dL) = 279,4

Fator der calibração

Fator de calibração = 100 / absorção padrão

Fator de calibração = 100 / 0,345

Glicose (mg/dL) = absorbância do teste × fator de correção

Glicose (mg/dL) = 0,964 x 289,8

Glicose (mg/dL) = 279,4 (Valor obtido em bancada)

        Com resultado observa-se que caracterizaria um paciente portador de Diabetes Mellitus, pois se encaixa no valor padrão ≥ 200 mg/dL. Sabendo-se que os valores de glicose fora do padrão trazem inúmeras consequências negativas como degeneração progressiva e falência de alguns órgãos importante (PICA 2003)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com