TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espectofotometria

Por:   •  15/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 4

   1- INTRODUÇÃO

Espectrofotometria: A espectroscopia é a ação que estuda a interação da radiação com certa matéria que se quer estudar. Para fazer uma análise espectrofotométrica é medida a quantidade de radiação produzida ou absorvida pelas moléculas ou pelas espécies atômicas da matéria. Espectrofotômetro é  um instrumento que permite comparar a radiação absorvida ou transmitida por uma solução que contém uma quantidade desconhecida de soluto, e uma quantidade conhecida da mesma substância. Todas as substâncias podem absorver energia radiante, mesmo o vidro que parece completamente transparente absorve comprimentos de ondas que pertencem ao espectro visível. A absorção das radiações ultravioletas, visíveis e infravermelhas depende das estruturas das moléculas, e é característica para cada substância química. Quando a luz atravessa uma substância, parte da energia é absorvida: a energia radiante não pode produzir nenhum efeito sem ser absorvida. A cor das substâncias se deve a absorção de certos comprimentos de ondas da luz branca que incide sobre elas, deixando transmitir aos nossos olhos apenas aqueles comprimentos de ondas não absorvidos.

 Cada material possui uma absorção diferente, dependendo de suas próprias frequências de radiação eletromagnética, a absorção da radiação ocorre de maneira diferente para cada material, respeitando a lei de Beer-Lambert. 

 

2- Parte Experimental (ou Materiais e Métodos)

Materiais Utilizados:

-Pipeta Volumétrica

-Pipeta Eletrônica

-Béquer

-Tubos de ensaio

-Estante para tubo de ensaio

-Água Destilada

-KMnO4

-Espectrofotômetro

-Cubeta

Calibrar o aparelho com água destilada, ajustando 100% de transmitância, no primeiro comprimento de onda utilizado (550nm). Transferir parte da solução para a cubeta, e anotar a transmitância da solução. Calibrar o aparelho novamente com água destilada, ajustando 100% de transmitância, no comprimento de onda seguinte, e então ler a transmitância da mesma solução e anotar a transmitância da solução. 

3- Resultados e Discussão 

a) Preparo da solução:

Inicialmente, adicionamos no tubo "T" 2,0 ml de H2O e 20 ml da solução estoque de KMnO4.  Em seguida, adicionamos no tubo "P" 2,0 ml de H2O e 30 ml de KMnO4. Posteriormente homogeneizar a solução e calcular a concentração da solução.

b) Seleção das cubetas:

Em um espectrofotômetro, depois de devidas instruções, foi feita a seleção do par de cubetas utilizados nas medidas (a diferença de comprimento de onda entre as cubetas). Posteriormente, uma das cubetas foi cheia com a solução de KMnO4 do tubo "T" ( o qual a coloração é rosa claro)  . A outra cubeta adicionou a solução do tubo "P" (a coloração com o tom de rosa mais escuro).

c) Espectro de absorção:

Antes do início desse tópico, é necessário que sejam seguidos alguns requisitos: de início, deve – se ajustar o comprimento de onda do espectrofotômetro, colocar a cubeta (P) no aparelho e ajustar o 0%, 0.075 de absorbância (esses parâmetros devem ser sempre conferidos e ajustados para novas medições). Teve para dirimir os erros experimentais, e logo após ajustar o 0% de transmitância. Em seguida deve-se trocar a cubeta (P) pela cubeta (T), medir a absorvância que deu 0.118 e calcular a transmitância (é necessário que sempre retornemos ao início dos requisitos para novas medidas). A dos requisitos supracitados foi obtido o espectro de absorção do KMnO4, na faixa do visível, de 550 nm de ondas.

A Lei de Beer-Lambert diz que a intensidade de luz transmitida cai exponencialmente em relação à intensidade de luz incidente com o aumento da concentração da solução ou meio de absorção. É interessante ressaltar que Lambert visualizou como meio um sólido, como por exemplo, o vidro, e Beer constatou que a lei também era válida para recipientes com soluções aquosas. A razão da intensidade de luz transmitida pela intensidade de luz incidente recebe o nome de Transmitância.

Apresentação de resultados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (111.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com