TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática De Construção De Curva De Calibração - Espectofotometria

Por:   •  3/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.080 Palavras (9 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 9

               UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

                              UNOESC – CAMPUS DE XANXERÊ

                                           Bruna Weschenfelder

                                             Eduarda Wassmuth

                                                Vitória Cantele

                       

            PRÁTICA DE CONSTRUÇÃO DE CURVA DE CALIBRAÇÃO -
                                      ESPECTOFOTOMETRIA

                                                                Xanxerê

2022

                                           Bruna Weschenfelder

                                             Eduarda Wassmuth

                                                Vitória Cantele

            PRÁTICA DE CONSTRUÇÃO DE CURVA DE CALIBRAÇÃO -
                                      ESPECTOFOTOMETRIA

Trabalho da Disciplina de Química Analítica Quali -Quantitativa, apresentado ao curso de farmácia, Área da saúde, Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus I.

Professora: Jessica Tombini.

                                                   Xanxerê

                                                     2022

1. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

1.1 ESPECTOFOTOMETRIA:

Segundo Rosa (2013, p. 108), a espectrofotometria é o método de análise óptica mais usado nas investigações biológicas e físico-químicas, onde o espectrofotômetro é um instrumento que permite comparar a radiação absorvida ou transmitida por uma solução que contém uma quantidade desconhecida e uma quantidade conhecida de mesma substância. Esse método é baseado na medida da transmitância, T, ou da absorbância, A, de solução contida em uma célula transparente, onde a transmitância irá exprimir a fração da energia luminosa que consegue atravessar uma determinada espessura de um material, sem ser absorvida, sendo medida em porcentagem, e a absorbância irá exprimir a fração da energia luminosa que é absorvida por uma determinada espessura de um material, onde também pode ser medida em porcentagem. Podemos defini-las, respectivamente, como:

T=10-A  e  A=-log T

Se um feixe de luz branca passar através de uma cubeta de vidro cheia com um líquido, a radiação emergente será́ menos intensa que a incidente. A diminuição dessa intensidade pode ser aproximadamente igual em todo o intervalo de comprimento de onda ou pode apresentar diferentes amplitudes para diferentes cores. Essa perda ocorre devido à absorção da energia radiante pelo líquido. A absorção da luz é maior quanto mais concentrada for a solução que atravessa a cubeta e quanto maior for o caminho percorrido pelo feixe de luz através da amostra. Essas duas relações formarão a Lei de Beer-Bourguer-Lambert, mais conhecida como Lei de Beer. Esta lei irá relacionar absorbância (A), absortividade molar (ε) comprimento do percurso óptico, em cm (b) e concentração da espécie absorvente, em g/L (c), tendo:

A= ε.b.c

1.1.1 CURVA DE CALIBRAÇÃO:

Segundo Capello, quando feito uma análise, a preocupação com a sensibilidade do aparelho é fundamental para garantir a exatidão e a confiabilidade dos resultados. Para isso, é utilizado uma curva de calibração, que é um ajuste dos dados experimentais, na qual é relacionado o sinal observado no equipamento com a de certa quantidade de analito, ou seja, da substância analisada na amostra. A partir disto, foi utilizado esse conceito para determinar a concentração exata de um determinado composto, a partir da absorbância lida através de um espectrofotômetro. Para o ajuste, foi utilizado o método dos mínimos quadrados, para encontrar a melhor reta que passa através da região linear dos dados e assim identificar a equação de calibração do equipamento analítico, através dos coeficientes angular e linear. Também foi feita a regressão linear com a ajuda do Excel, caracterizando-o assim como uma ótima ferramenta para a resolução deste método numérico.

2. MATERIAL E MÉTODOS

Nessa seção serão descritos os materiais e métodos que foram utilizados para a realização da construção de curva de calibração.
Em nosso experimento o analito usado foi o KMnO
4 (permanganato de potássio), um soluto que entrando em contato com o solvente que foi usado em nosso experimento, a água,  permite as diluições necessárias, uma vez que os permanganatos são substancias altamente coloridas, e assim é possível a realização da leitura por espectrofotometria que irá medir a quantidade de luz que é produzida ou absorvida por determinada solução, com a finalidade de identificar e determinar a concentração de substancias em um solvente.

2.1 Materiais:

  • Balança analítica;
  • Becker;
  • Balão Volumétrico;
  • Tubos de ensaio;
  • Pisseta;
  • Espectrofotômetro;

2.2 Métodos:

Inicialmente, foi feito o uso da balança analítica para pesar 0,087 g de KMnO4 que posteriormente foi colocado em um becker, e em seguida foi diluído em 100 mL de água. Assim que a solução estava pronta a mesma foi passada para um balão volumétrico e realizou-se a tríplice lavagem do becker para que não houvesse nenhum resquício desta solução no mesmo. Após, foram realizados cálculos para realizar a transferência o para os tubos de ensaio nas concentrações de 0,004M; 0,003M; 0,002M; e 0,001M. Para isso foi utilizada a formula de C1.V1=C2.V2, e chegou-se aos determinados resultados respectivamente:
8 mL da solução + 2 mL de água;
6 mL da solução + 4 mL de água;
4 mL da solução + 6 mL de água;
2 mL da solução + 8 mL de água;
Tendo os resultados dos cálculos em mãos foram distribuídos as quantidades da solução e água para cada tubo de ensaio, como pode ser visto na figura 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (703.4 Kb)   docx (820.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com