TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ESPECTOFOTOMETRIA PERMAGANATO DE POTÁSSIO

Por:   •  7/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.421 Palavras (10 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA – UFOB

CCBS – CENTRO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

CAMPUS EDGARD SANTOS

CURSO DE FARMÁCIA

ESPECTROFOTOMETRIA DE ABSORÇÃO UV-VISÍVEL        

[pic 2]

BARREIRAS – BA

OUTUBRO/2019

  1. RESUMO

Foi realizado um experimento com permanganato de potássio e dicromato de potássio para analisar a absorbância de ambos em diferentes faixas de diluição em um espectrofotômetro e com os resultados obtidos foi elaborado uma curva de calibração.

  1. OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo analisar e comparar o grau de absorbância das substâncias dicromato de potássio (Cr2O7K) e do permanganato de potássio (KMnO4) em diferentes comprimentos de ondas espectrofotométricas.

  1. INTRODUÇÃO 

A espectroscopia é um ramo da ciência que tem por objetivo, estudar os fenômenos referentes a interação existente entre a matéria e a luz eletromagnética. Devido a condição em que todo composto químico tem a capacidade de transmitir, absorver ou refletir luz. Isso é explicado pelos movimentos transitórios nas camadas eletrônicas realizadas pelos átomos dos compostos que ocorrem no espectro eletromagnético dando origem a fótons que podem ser visíveis, o que torna possível a mensuração quantitativa da capacidade absortiva do composto em análise (SILVA e ALMEIDA, 2018; SKOOG et al, 2006).

Dentre as sub-ramificações da espectroscopia, têm-se a espectrometria de absorção, esta por si, é um conjunto de técnicas espectrométricas que irão medir as variações de onda levando em consideração a frequência, ou o cumprimento de onda eletromagnética para calcular a faixa de maior absorbância e assim quantificar as substâncias químicas (KASVI, 2016; WORSFOLD e ZAGATTO 2019).

A absorbância que também pode ser encontrada na literatura como absorbância, é o fator que a técnica utiliza para identificar a concentração da solução, isso por que segundo a lei de beer, que será melhor explanada a seguir, diz que a absorbância é diretamente proporcional a concentração da solução da amostra que pode ser calculada pela forma que segue (SKOOG et al, 2006).

A = log10 P0/P

 Outro conceito importante para a espectrofotometria é a transmitância, ademais, esta consiste na fração de luz que será incidida em um determinado comprimento de onda de maneira inalterada, e pode haver tanto esse fenômeno de transmitância quanto de absorbância, que quando ocorrem juntas o fenômeno é denominado espúria. Assim, como a absorbância está diretamente relacionado a concentração da solução da amostra, a transmissão está diretamente ligada a absorbância. (MARQUES et al, 2016; SKOOG et al, 2006).

                                                               (T) = It / Euo

Mais especificamente, a espectrometria UV-Vis pode utilizar radiação ultra violeta que vai de 180 a 390 nm e radiação visível (a mais usada) que vai de 390 a 780 nm. É um método analítico já difundido e que apresenta êxito para a finalidade para a qual foi desenvolvida. É muito eficiente para a identificação de organometálicos, e também é eficiente, mas não tanto para a identificação de matrizes orgânicas e inorgânicas (WORSFOLD et al, 2019; MARQUES et al, 2016)

Desse modo, sua utilização é ampla e se ramifica pelas áreas de identificação de amostras ambientais, bioquímicas, farmacêuticas, agronômicas, clínicas e de alimentos além de análise da qualidade da água. (WORSFOLD et al 2019).

Para aplicação dessa metodologia, o instrumento de uso é o espectrofotômetro, que é um aparelho que faz passar um feixe de luz monocromática através de uma solução, e apartir disso, mensura quanto foi absorvido pela solução e com o auxílio de um prisma o mesmo separa os feixes em diferentes comprimentos de onda, como por exemplo, o que ocorre no fenômeno de formação do arco-íris. Enfim, é permitido que se saiba quanto foi absorvido em cada comprimento de onda (HARRIS, 2001).

O espectrofotômetro estruturalmente é composto por uma fonte de luz composta de uma lâmpada de deutério que emite radiação UV e uma de tungstênio que emite lúz visível. Um monocromador, que em outros tempos era utilizado para essa função um prisma. A função do cromador é transformar a luz que atravessa em vários comprimentos de onda. Uma cubeta, onde será armazenada a solução para amostra que é feita de vidro e acrílico, porém a mais recomendada é a feita de quartzo. E um detector que identificará a  a fração de luz que atravessou. Isso pode ser evidenciado no esquema baixo ( LEHINGER, 2014; SKOOG et al, 2006; LIBRETEXTS, 2019).

[pic 3]Figura 1: esquema estrutural de um espectrofotômetro.

O princípio da espectrofotometria é a lei de Lambert – Beer. Que em 1870 observou a relação entre a transmissão de luz e a espessura da camada do meio absorvente. Essa lei pressupõe que a luz incidente é paralela e monocromática, de um único comprimento de onda e que as moléculas de solvente e as moléculas de soluto são orientadas aleatoriamente. (LEHINGER, 2014; WORSFOLD et al 2019).

Ademais, afirma que existe uma relação linear entre a absorbância e a concentração de uma amostra. A forma pela qual a lei pode ser definida está descrita abaixo.

[pic 4]

Ɛ cl            ou        log I0/ I = Ɛ cl  

Onde “Ɛ” é o coeficiente de absortividade molar, “c” é a concentração, “A” é a medida de absorbância e “l” é o comprimento do caminho óptico (LIBRETEXT, 2019)

O coeficiente de absortividade molar é dado como uma constante e varia para cada molécula. E como a absorbância não possui nenhuma unidade, deve-se cancelar as unidades de comprimento de e concentração, para que assim consiga-se resultados com as unidades l. mol-1, cm-1. O caminho é medido em centímetros. E a concentração, visto que sempre se utilizará uma cubeta de 1 cm de largura é sempre considerado 1 (WORSFOLD et al 2019, SKOOG, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (406 Kb)   docx (129.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com