TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO: Ácidos Nucleicos

Por:   •  29/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  4.389 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo explicar os processos envolvidos na síntese de proteica e a compreensão do funcionamento de ácidos nucleicos. A célula é a principal unidade funcional do organismo, sendo que é nela que se concentra a função de um tecido ou órgão, mas para sobreviver, praticar suas atividades biológicas e integrar ao ambiente em que está, faz-se necessário o uso de mecanismos únicos e condizentes a estrutura celular. Assim, a célula desenvolve a capacidade de produzir moléculas de proteínas, que auxiliam em todo e qualquer processo biológico, podemos citar algumas classes de proteínas envolvidas nos mais diversos processos, como: receptores, proteínas estruturais, proteínas transportadoras, enzimas, proteínas motrizes, proteínas de reserva, sinalizadores, proteínas regulatórias de genes, entre outras. Já os Ácidos Nucleicos são os constituintes das moléculas de DNA e RNA, que estão presentes nos genes, responsáveis por transmitir características hereditárias de uma célula para a outra ou de uma geração parental para sua prole, além de serem totalmente relacionados ao processo citado anteriormente. Recebem esse nome devido ao fato de serem ácidos e por terem sido descobertos no núcleo das células.

Ácidos Nucleicos.

Tais moléculas, são chamadas assim por possuírem caráter ácido e por terem sidos inicialmente identificadas, no século XIX, no interior do núcleo da célula. Sabemos, atualmente que os ácidos nucleicos podem ser encontrados tanto dentro quanto fora do núcleo, e que são eles os responsáveis pela herança biológica. Existem dois tipos de ácidos nucleicos, o DNA, que além do núcleo, pode ser encontrado na mitocôndria e no cloroplasto, e RNA, que além do núcleo, pode ser encontrado no nucléolo, nos ribossomos, no citosol, nas mitocôndrias e nos cloroplastos. Ambos são formados por moléculas menores chamadas de nucleotídeos.

Há cinco bases nitrogenadas que compõe o RNA e DNA: adenina, guanina, citosina, timina e uracila, e as bases nitrogenadas guanina e adenina possuem um duplo anel de átomos de carbono e são derivadas de uma substância chamada de purina. Nesse caso as bases adenina e guanina são chamadas de bases purínicas.

A base timina ocorre somente no DNA e a base uracila ocorre somente no RNA. As bases citosina, timina e uracila são de outro composto com apenas um anel de carbono com o nome de pirimidina, e por esse motivo elas são chamadas de bases pirimídicas.

Pode se dizer que ácido nucleico é um tipo de composto químico, de elevada massa molecular, que possui ácido fosfórico, açúcares e bases nitrogenadas purínicas e pirimídcas. A união das bases nitrogenadas aos fosfatos e aos açúcares dá origem a unidades chamadas nucleotídeos, sendo estes seus monômeros. Essas macromoléculas

ocorrem em todas as células vivas e são responsáveis pelo controle celular, armazenamento e transmissão da informação genética e por sua tradução que é expressa pela síntese precisa das proteínas.

É de verificar que as moléculas de DNA constituem duas cadeias polinucleotídicas, que se unem através de pontes de hidrogênio, enroladas uma sobre a outra, originando uma escala heliocoidal. As bases nitrogenadas realizam um pareamento padronizado, sendo que Adenina une-se a Timina e Citosina une-se a Guanina.

A despeito das moléculas de RNA, é necessário realçar que são constituídas por uma única cadeia polinucleotídica enrolada sobre si mesma. Entretanto, nesta molécula não se encontra a base Timina, sendo esta substituída pela Uracila, como citado anteriormente. O RNA é transcrito a partir de uma molécula de DNA, podendo ser classificado como: ribossômico, mensageiro ou transportador, os quais estarão estritamente envolvidos no processo de síntese proteica.

Síntese Proteica.

Proteínas podem ser classificadas como moléculas orgânicas, formadas pela união de uma série determinada de aminoácidos, unidos por ligações peptídicas. Desempenham inúmeras funções: são responsáveis pela contração muscular, como a actina e miosina; dão estrutura aos tecidos; regulam a atividade de órgãos, no caso dos hormônios; aceleram todas as reações químicas ocorridas nas células, no caso das enzimas; participam do processo de defesa do organismo e realizam o transporte de substâncias, como a hemoglobina.

A síntese de proteínas é um processo que ocorre no citoplasma da célula, especialmente nos ribossomos, podendo ocorrer também no retículo endoplasmático rugoso. Esse processo pode ser dividido em etapas: o Processo de Transcrição, a Ativação de Aminoácidos e o Processo de Tradução.

No primeiro, o segmento de DNA, que é o responsável pelo código da proteína, rompe as ligações de hidrogênio entre os nucleotídeos complementares e transcreve a informação genética necessária para a síntese proteica para uma sequência de RNA, conhecido como RNA mensageiro. Desta forma no RNA mensageiro, há sequências de trinca de nucleotídeos que correspondem a um determinado aminoácido. Essas trincas são denominadas códons e, um aminoácido pode ser codificado por códons diferentes. Assim, a molécula de RNAm replica a mensagem do DNA, sai do núcleo e vai para os ribossomos, onde irá formar um molde para a síntese proteica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com