TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imagem do laboratório de biossegurança

Seminário: Imagem do laboratório de biossegurança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Seminário  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 4

Níveis de Biossegurança

Imagem de Biossegurança Laboratorial

http://www.anvisa.gov.br/

A biossegurança visa assegurar a saúde humana e o meio ambiente com ações preventivas, controlando, reduzindo ou eliminando riscos.

O trabalho laboratorial feito de forma adequada e bem planejado previne a exposição do trabalhador, da comunidade e do meio ambiente, à agentes considerados de risco e sem dúvida irá contribuir na prevenção de acidentes e incidentes

Nível de Biossegurança 1 – NB-1

Adequado a trabalhos que envolvam agentes bem caracterizados e conhecidos por não provocarem doença em seres humanos sadios e que possuam mínimo risco ao pessoal do laboratório e ao meio ambiente. O laboratório não está separado das demais dependências da edificação. O trabalho é conduzido, em geral, em bancada, com adoção das boas práticas laboratoriais. Equipamentos específicos de proteção ou características especiais de construção não são geralmente usados ou exigidos. O pessoal do laboratório deve ter treinamento específico nos procedimentos realizados no laboratório e devem ser supervisionados por um profissional treinado em Biossegurança e com conhecimentos específicos da área.

As práticas, o equipamento de segurança e o projeto das instalações são apropriados para o treinamento educacional secundário ou para o treinamento de técnicos e de professores de técnicas laboratoriais. Este conjunto também é utilizado em outros laboratórios onde é realizado o trabalho, com cepas definidas e caracterizadas de microrganismos viáveis e conhecidos por não causarem doenças em homens adultos e sadios.

O Bacillus subtilis, o Naegleria gruberi, o vírus da hepatite canina infecciosa e organismos livres sob as Diretrizes do NIH de DNA Recombinantes são exemplos de microrganismos que preenchem todos estes requisitos descritos acima.

http://www.fiocruz.br/biosseguranca

Nível de Biossegurança 2 – NB-2

É bem parecido com nível de Biossegurança I acrescido de algumas especificidades. Este é um nível de Biossegurança laboratorial adequado ao trabalho que envolva agentes de risco moderado para as pessoais e para o meio ambiente, classificados como agentes biológicos da classe de risco 2. Os agentes biológicos desta classe podem provocar infecções, porém, dispõe-se de medidas terapêuticas e profiláticas eficientes para o seu controle, limitando assim o risco.

As práticas, os equipamentos, o projeto e a construção são aplicáveis aos laboratórios clínicos, de diagnóstico, laboratórios-escolas e outros laboratórios onde o trabalho é realizado com um maior espectro de agente nativos de risco moderado presentes na comunidade e que estejam associados a uma patologia humana de gravidade variável. Com boas técnicas de microbiologia, esses agentes podem ser usados de maneira segura em atividades conduzidas sobre uma bancada aberta, uma vez que o potencial para a produção de borrifos e aerossóis é baixo. O vírus da hepatite B, o HIV, a Salmonella spp. e Toxoplasma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com