TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chilli Beans - Imagem Da Marca

Ensaios: Chilli Beans - Imagem Da Marca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  1.411 Visualizações

Página 1 de 3

Ao longo dos seus 15 anos de história a marca Chilli Beans busca estar em constante adaptação para acompanhar as novas tendências. O logo já foi mudado 2 vezes, entretanto as variações são muito semelhantes e mudam basicamente a posição dos elementos (pimenta e nome da marca). A imagem 1 mostra o primeiro logo da marca, criado em 1998. Atualmente o logo (imagem 2) está com uma aparência mais moderna e estilizada, o foco é a pimenta o que acompanha o slogan: “e se colocar pimenta?”.

O slogan da marca também sofreu alterações, até agora foram 4 slogans. O primeiro (“Para todas as espécies”) valorizava a diversidade das pessoas que podiam usar os modelos de óculos. Em 2008, foi mudado para: “Sua vida pede muitos”, o que mostra o posicionamento da marca em relação ao valor, já que por não sei um produto com valor muito alto existe a possibilidade de ter mais de um. O terceiro slogan era: “Ser inconstante é ser humano”, novamente o foco é na possibilidade de ter mais de um produto, como se a marca acompanhasse os desejos inconstantes do indivíduo. O logo usado hoje é: “E se colocar pimenta?”, associando à marca à um perfil ousado, com o apelo sexual.

Suas campanhas publicitárias são marcadas por uma forte presença feminina, em que mulheres estão muitas vezes nuas e em posições provocativas, também há referência há mulheres que assumem o controle e são protagonistas (imagem 3). A presença do homem não é tão frequente e também não segue o padrão social de beleza como nas fotos com mulheres, é normal a campanha ter homens carecas e mais velhos. Outro ponto de destaque é o fato de que quando há homens na imagem, ele está na posição de “macho alfa” e a mulher de “fêmea beta”, que coloca a mulher em uma posição submissa e responsável pela satisfação sexual masculina (imagem 4).

Existem outros conceitos que são muito trabalhados nas campanhas, como o poder material (imagem 5), valorização da individualidade (imagem 6), elogio ao prazer (imagem 7), urbanidade, brasilidade.

Desde 1998 até 2010 esses conceitos foram muito trabalhados com intensidades diferentes. Uma pesquisa feita por André Luiz Maranhão da Souza Leão e Ildembergue Leite de Souza, revelou que os conceitos mais trabalhados pela marca são a “ditadura a beleza feminina” e elogio ao sexo. Essa pesquisa também mostrou em ordem cronológica os conceitos que foram foco em cada ano, representado pela tabela a seguir:

A primeira campanha da Chilli Beans tem como foco a rivalidade entre mulheres (imagem 10), uma loira e outra morena em que o óculos é o motivo da briga entre elas. Novamente, a imagem feminina segue padrões de estética social, mostra atitude e o sentimento de ciúmes.

Em 2000, a campanha deu lugar à nudez. Com o tema “Peladas”, a Chilli Beans valoriza utiliza os conceitos de elogio ao sexo, mulher beta, homem alfa, padrão de beleza e inclui a cultura brasileira em cores e adereços.

Dois anos depois o tema escolhido foi “Fetiche” (imagem 12). O que reforçou a ideia da sexualidade e da ousadia.

No ano seguinte a marca inovou, colocando animais ao invés de pessoas na campanha “Olhos” (imagem 13). O exclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com