TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de quimica

Por:   •  17/9/2015  •  Resenha  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 2

Lista de exercícios 4

  1. Defina: Corrente elétrica; potência; pilha e eletrólise.
  2.  Os pesquisadores acreditam que a combustão do hidrogênio será uma das principais fontes de energia do século XXI, essa reação pode ser escrita da seguinte maneira: H2(g) + O2(g)  2H2O(g). Nesse processo quem é o oxidante e o redutor, explique.
  3. Uma experiência interessante, denominada reação-relógio de iodo, pode ser realizada pela mistura de uma solução de iodato de potássio (KIO3), acidulada com H2SO4, e uma solução de sulfito de sódio (Na2SO3) com amido. Admita que não seja formado iodo (I2) na presença de SO32-, devido ao processo de oxirredução ainda não-balanceado:

I2(aq) + SO32-(aq) + H2O(l)  I-(aq) + SO42- + H+(aq)

a) determine os agentes oxidante e redutor desse processo;

b) um conjunto de coeficientes tal que o íon sulfito tenha coeficiente igual a dois.

  1. Faça o balanceamento da seguinte reação de oxirredução identificando os compostos que são oxidados e reduzidos.

MnO4- + SnO22- + H2O  MnO2 + SnO32- + OH-

  1. Uma pilha níquel-cromo apresenta a seguinte equação química, ainda não-balanceada: Ni2+(aq) + Cr0(s)  Ni0(s) + Cr3+(aq). Efetue o ajuste de coeficiente da equação e determine qual eletrodo será o polo positivo.
  2. A pilha padrão, com eletrodos de hidrogênio e cromo, pode ser representada da seguinte maneira: Cr0(s)|Cr3+(aq)||H+(aq)|H2(g)|. Com base nessas informações e sabendo que essa piha apresenta AE° = + 0,73 V, determine o valor do potencial (E°) do eletrodo de cromo.
  3. Defina E e Eº para uma reação do tipo oxirredução. Por que o E se torna zero quando a célula eletroquímica atinge o equilíbrio?
  4. Uma siderurgia produz chapas de aço galvanizadas, ou seja, recoberta com zinco. Observa-se que o ferro não é corroído, mesmo que a sua superfície não esteja completamente revestida. Explique por que à corrosão não ocorre?
  5. Escreva a equação de Nernst para a meia-reação: Sb(s) + 3H+(aq) + 3e-  SbH3(g) Eº = -0,456 V. Se o pH da solução for 2,0 e a pressão do SbH3 for de 2,0 mbar a temperatura ambiente de 25 ºC, qual será o potencial da célula eletroquímica hipotética? Dado: 1 bar = 1 atm; R = 8,314 J K-1 mol-1.
  6. Desenhe esquematicamente um eletrodo de referência de Ag/AgCl e escreva a reação química que governa esse eletrodo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com