TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nitrogenio

Por:   •  29/4/2015  •  Resenha  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Rio Grande

Eng. Mecânica                             Turma D

Giuliano Kunz Gonçalves        Matrícula: 88559

Nitrogênio e Alguns de seus Usos

O nitrogênio é um elemento químico, cujo número atômico é 7 e possui número de massa 14, tendo 7 prótons e 7 nêutrons. Na natureza, encontra-se na forma molecular biatômica, no estado gasoso e forma cerca de 80% do ar atmosférico.

Dentre as aplicações do nitrogênio, tem destaque o uso na obtenção de gás amoníaco, sendo este usado para fabricar fertilizantes e ácido nítrico; também é usado na criogenia, pois condensa a -195ºC, logo pode ser usado como refrigerante, útil na conservação orgânica.

        Na criogenia, o nitrogênio tem seu uso justificado por ser inerte, inodoro e incolor. No processo, sua temperatura é de, aproximadamente, 77K (-196ºC) e é armazenado em tanques, para que possa ser utilizado depois. O processo de diminuição de temperatura do nitrogênio é muito caro.

Por ser um elemento muito necessário aos vegetais, o nitrogênio possui grande importância na agricultura, visto que, mesmo o suprindo parte da necessidade vegetal, o solo necessita de fertilização nitrogenada. Uma das causas dessa necessidade é o seu número de oxidação, que varia muito. Os fertilizantes nitrogenados são importantes por aumentar a acidez do solo e pela alta dinamicidade que possuem, a facilidade do uso se deve pela alta solubilidade em água, pelo índice salino relativamente alto e pela isenção de macronutrientes secundários. Alguns dos motivos pelos quais o solo perde nitrogênio são a remoção das colheitas, a lixiviação e a desnitrificação. Deve-se tomar cuidado com a lixiviação, pois o nitrogênio é capaz de poluir lençóis freáticos devido a ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com