TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exercício Lipídios e lipoproteínas

Por:   •  16/6/2021  •  Abstract  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

Exercícios sobre lipídios e lipoproteínas

1) Qual é a relevância da realização do lipidograma?

O lipidograma ou perfil lipídico é um conjunto de exames que avalia os níveis de triglicerídeos e colesterol total que inclui, por exemplo, o HDL (lipoproteína de alta densidade), LDL (lipoproteína de baixa densidade) e VLDL (lipoproteínas de densidade muito baixa) presentes no sangue. Dessa forma, o lipidograma permite diagnosticar, tratar e acompanhar distúrbios ligados às concentrações de colesterol e triglicerídeos (dislipidemias).

Além do mais, o colesterol e triglicerídeos avaliados através do lipidograma servem como indicadores de doenças cardiovasculares como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e em alguns casos até pancreatite.

2) Quais marcadores estão associados à um aumento no risco do desenvolvimento de doença cardiovascular? Justifique a sua resposta.

A obesidade é considerada um marcador antropométrico associado ao aumento do risco do desenvolvimento de doença cardiovascular, pois a tendência é de que uma pessoa obesa e sedentária apresente uma pressão mais alta, sofra de alterações no colesterol e tenha mais propensão ao diabetes o que faz com que o seu coração precise trabalhar com mais esforço do que o normal favorecendo problemas cardíacos.

Os hábitos alimentares são considerados marcadores da dieta também associados ao aumento do risco do desenvolvimento de doença cardiovascular, pois um consumo elevado de colesterol e ácidos graxos saturados somados ao baixo consumo de fibras podem causar dislipidemias, obesidade, diabetes e hipertensão que são considerados fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Os ácidos graxos saturados, por exemplo, aumentam os níveis de LDL-colesterol por meio da redução de sua depuração da circulação. A elevação de LDL no sangue favorece o depósito lipídico nas paredes dos vasos ocasionando o surgimento de placas ateromatosas o que dificulta a passagem de sangue ou pode até mesmo ocluir completamente uma artéria causando um ataque cardíaco.

Ainda temos como exemplos de marcadores químicos a proteína C reativa e homocisteína. A proteína C reativa é um marcador da inflamação que tem sido associada a um alto risco de doença cardiovascular, uma vez que um processo inflamatório crônico está envolvido na aterosclerose. Já a homocisteína é um aminoácido cuja elevação tem sido associada à disfunção do endotélio, trombose e maior gravidade da aterosclerose.

3) Explique como a dieta, e alguma medicações podem alterar os valores encontrados no lipidograma.

Uma dieta com consumo alto de colesterol, ácidos graxos saturados e gorduras insaturadas trans pode aumentar os níveis de colesterol LDL no sangue, portanto, um indivíduo que faz esse tipo de dieta pode apresentar no seu lipidograma um nível de LDL mais alto.

Já uma dieta com consumo rico em fibras solúveis pode diminuir os níveis de colesterol no sangue uma vez que podem carregar pequenas moléculas de gordura para o bolo fecal que será posteriormente eliminado. Portanto, um indivíduo que faz esse tipo de dieta pode apresentar no seu lipidograma um nível mais baixo de colesterol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com