TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUESTIONÁRIO PARA AVALIAÇÃO – BIOQUÍMICA CLÍNICA

Por:   •  11/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Nome Rafaela Silva Araújo

Registro Acadêmico (RA) 040.064.031-78

Docente: Marcus

Curso: BIOMEDICINA

Disciplina: Bioquímica Clínica e Imunologia

Série/Turma/Período:  6º sem/vesp

Data: 01/10/2020

Assinatura

QUESTIONÁRIO PARA AVALIAÇÃO – BIOQUÍMICA CLÍNICA

01 – Descreva o processo de pancreatite aguda.

Pancreatite aguda está associada à destruição decido agudo do pâncreas. A pancreatite aguda é dividida em três estágios: ativação prematura da tripsina no pâncreas; inflamação Processos inflamatórios dentro e fora do pâncreas. Pancreatite recorrente que causa fibrose e pancreatite crônica.

02 – Descreva o processo de pancreatite crônica.

        A pancreatite crônica é a recorrência da inflamação do pâncreas um processo inflamatório progressivo, resultando em danos permanentes à sua estrutura, podendo causar danos endócrinos e exócrinos e causada por deterioração irreversível. Beber e fumar são as duas principais causas de pancreatite crônica.

03 – Quais enzimas pancreáticas participam do processo de digestão no intestino?

Sacarase, lactase, maltase, peptidase

04 – Explique as diferenças de pressões nos alvéolos pulmonares que facilitam hematose.

A diferença de pressão entre os alvéolos e capilares promove a difusão entre essas estruturas. Os alvéolos são cobertos por capilares para garantir a estreita relação entre o sangue e o ar dentro dos alvéolos, o que facilita a difusão.

05 – Explique o mecanismo de controle do pH  sanguíneo envolvendo o ácido carbônico (H2CO3).

O corpo humano produz uma grande quantidade de dióxido de carbono todos os dias. Uma vez que a maioria do H + está ligada à hemoglobina, seu aumento no sangue é minimizado.

06 – Qual a importancia do procedimento de gasometria.

A gasometria arterial mede o pH e os níveis de oxigênio e dióxido de carbono no sangue arterial. Este teste é usado para verificar se os pulmões podem transferir oxigênio dos alvéolos para o sangue e remover o dióxido de carbono do sangue.

07 – Explique o sistema renina-angiotensina-aldosterona.

É o mecanismo do corpo para conseguir um ajuste da pressão arterial sistêmica em médio e longo prazo e envolve o sistema renal, adrenal, o fígado, a hipófise posterior e o endotélio dos vasos as principais substâncias são renina, angiotensina e aldosterona.

Para ativar esse sistema o organismo deve ocorrer a queda da pressão arterial, ativação do sistema nervoso simpático e redução da concentração do sódio. Então a renina cai na corrente sanguínea convertendo o angiotensinogênio em agiotensina 1e então convertida pela ECA se transformando em agiotensina 2 atuando em vasoconstrução, aumenta a reabsorção renal, estimula a adrenal a secretar aldosterona estimulando a reabsorção de sódio e excreção de potássio e estimulando a hipófise posterior a secretar ADH que vai ajudar na reabsorção de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (151.9 Kb)   docx (78.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com