TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os carboidratos, lipídios e proteínas

Artigo: Os carboidratos, lipídios e proteínas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Artigo  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  986 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO:

Os carboidratos, lipídios e proteínas são algumas das substâncias que constituem a “matéria-prima” para a construção das células. Esses nutrientes também são necessários para o crescimento, o desenvolvimento e a manutenção do organismo pela reposição das células que morrem.

Os alimentos que ingerimos geralmente são formados por uma mistura dessas substâncias, e entre elas destacam-se a água, os sais minerais, as proteínas, os carboidratos, os lipídios e as vitaminas. O equilíbrio na ingestão de nutrientes é essencial para a manutenção da vida.

1

PROTEÍNAS:

São compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca do 50 a 80% do peso seco da célula sendo, portanto, o composto orgânico mais abundante de matéria viva.

Pode-se dizer que as proteínas são polímeros de aminoácidos o que em suas moléculas existem ligações peptídicas em número igual no número de aminoácidos presentes menos um.

Pode-se dizer, também, que os aminoácidos são monômeros dos peptídeos e das proteínas.

Uma molécula protéica contém desde algumas dezenas até mais de 1.000 aminoácidos.

Classificação: pode-se classificar as proteínas em três grupos:.

Proteínas simples - São também denominadas de homoproteínas e são constituídas, exclusivamente por aminoácidos. Em outras palavras, fornecem exclusivamente uma mistura de aminoácidos por hidrólise. Pode-se mencionar como exemplo:

Albuminas - São as de menor peso molecular, encontradas nos animais e vegetais e são solúveis na água.

.

Globulinas - Possuem um peso molecular um pouco mais elevado, são encontradas nos animais e vegetais e são solúveis em água salgada.

.

Escleroproteínas ou proteínas fibrosas - Possuem peso molecular muito elevado, são exclusivas dos animais, insolúveis na maioria dos solventes orgânicos.

Proteínas Conjugadas - Também denominadas heteroproteínas, as proteínas conjugadas são constituídas por aminoácidos, mais outro componente não-protéico, chamado grupo prostético.

2

CARBOIDRATOS

Os carboidratos são alimentos que fornecem energia ao organismo. Dentro deste grupo energético estão os cereais (arroz, trigo, milho, aveia, etc), os tubérculos (batatas, mandioca, mandioquinha, etc) e os açúcares (mel, frutose, etc).

Grupos de carboidratos

Eles são divididos em três grupos principais, sendo eles os monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Os dois primeiros são conhecidos como carboidratos simples, já os polissacarídeos são denominados carboidratos complexos.

Em geral, o grupo dos carboidratos simples é formado pelos açúcares. Ao contrário do que muitos acreditam, ele não está presente somente em doces, mas também nas massas, arroz, etc.

No caso dos carboidratos complexos, estes são compostos em sua maior parte por fibras solúveis (podem ser dissolvidas em água) e insolúveis (não podem ser dissolvidas em água).

Função no organismo

De forma geral, os carboidratos desempenham um papel extremamente importante em nosso organismo, pois é através deles que nossas células obtêm energia para realizar suas funções metabólicas.

3

LIPÍDIOS

Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo.

Os lipídios possuem a característica de serem insolúveis na água. Porém, são solúveis nos solventes orgânicos (álcool, éter, benzina, etc).

Funções dos lipídios

Os lipídios possuem quatro funções básicas nos organismos:

- Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com