TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição Antrrópica na Atmosfera

Por:   •  5/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 2

POLUIÇÃO ANTRÓPICA NA ATOMOSFERA

Objetivo central: Pesquisar e mostrar o quanto a emissão de efluentes nas cerâmicas e outras empresas podem/são prejudiciais a nossa saúde e ao nosso meio ambiente (impactos e aspectos ambientais causados).

Metodologia: Visitas de campo, análises das medidas tomadas para reduzir os danos e entrevistas.

Introdução:  (Poluição Antrópica) “Quando a emissão é proveniente de alguma atividade humana, a emissão é conhecida como antrópica. A principal atividade antrópica que afeta a atmosfera é a queima de combustível e florestas. Os principais combustíveis queimados são: o carvão e os derivados do petróleo.(...) O homem urbano moderno usa o processo de combustão para gerar energia utilizada nos meios de transportes,  residências  e  indústrias.(...)  Os  materiais  mais  abundantes  para  serem  usados  como combustível  são  aqueles  ricos  em  átomos  de  carbono  ligados  ao  hidrogênio  (C-H),  presentes  nos compostos de origem no petróleo  e gás natural ou  ligado  a outro  átomo de  carbono  (C-C),  como o presente  na  estrutura  do  carvão.(...)  A  consequência  é  que  na  combustão  desses  materiais  forma-se sempre  o  dióxido  de  carbono  e  esse  composto  é  um  gás  que  acaba  sempre  indo  para  a  atmosfera. O uso intensivo de combustíveis contendo átomos de carbono na sua estrutura aumenta a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera.” (PDF-Química da atmosfera: a vida no planeta Terra por Arnaldo Alves Cardoso).

(Impactos e aspectos ambientais causados pela indústria cerâmica): De acordo com a revisão bibliográfica, os aspectos ambientais considerados na indústria de cerâmica vermelha são:

  • Energia elétrica;
  • Matéria-prima;
  • Recursos humanos;
  • Recursos naturais, entre outros.

A Figura apresenta as etapas do processo de produção de tijolos, blocos e telhas de cerâmica (extração, moldagem, secagem, queima e produto acabado) e seus aspectos e impactos ambientais considerados. As etapas apresentadas representam uma possibilidade de configuração e não é, necessariamente, a regra para todas as empresas do setor. (pdf BRT dossiêtécnico “Impactos ambientais nas indústrias de cerâmica vermelha” por, Monica Belo Nunes).

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (118.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com