TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades Do Hidrogênio Molecular

Seminário: Propriedades Do Hidrogênio Molecular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Seminário  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  343 Visualizações

Propriedades do hidrogênio molecular

O hidrogênio é um gás muito leve por sua baixa densidade e é utilizado no lugar do Hélio para inflar balões meteorológicos. É incolor, inodoro e quase insolúvel em água. O hidrogênio forma moléculas diatômica H2, onde os dois átomos estão unidos por uma ligação covalente muito forte.

Hidrogênio

Em condições normais, o hidrogênio não é muito reativo por causa da força da ligação H-H. Em consequência, muitas reações são lentas, ou requerem elevadas temperaturas ou catalisadores (frequentemente metais de transição).

A molécula de hidrogênio é muito estável e apresenta pouca tendência de se dissociar a temperaturas normais, já que a reação de dissociação é muito endotérmica. Porém, a altas temperaturas, num arco elétrico ou sob irradiação com luz ultravioleta, o H2 se dissocia.

O hidrogênio atômico é um forte agente redutor, e é comumente preparado em solução usando um par zinco-cobre ou mercúrio-alumínio.

O hidrogênio reage diretamente com a maioria dos elementos, nas condições apropriadas.

O hidrogênio reage com os halogênios.

Diversos metais reagem com H2, formando hidretos.

Grandes quantidades de H2 são utilizadas na produção industrial de amônia.

O hidrogênio também é usado para reduzir nitrobenzeno à anilina (na indústria de corantes), e na redução catalítica do benzeno com CO para formar metanol.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com