TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões sobre Solução Tampão

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 2

Bioquímica Básica

Questões sobre tampão

11) O tampão fosfato é o melhor tampão, por seu pKa ser o mais aproximo ao do pH do sangue.

12) A eficiência de um tampão é diretamente proporcional à sua concentração.  O tampão bicarbonato é o principal tampão do sangue por ser encontrado em maior quantidade.

13) A) A reação do tampão bicarbonato acontece a parti da reação da molécula de dióxido de carbono com a água. O dióxido de carbono provem das células que produzem o mesmo em sua atividade metabólica, sendo assim, a reação do tampão pode acontecer em maior quantidade.

B) Em pH 3, a espécie predominante é o H2CO3, pois o caráter ácido (elevada concentração de H+) descola a reação na para a esquerda (formação de H2CO3). Em pH 6,37, a solução estaria em equilíbrio(50% da concentrações), pois quando o pH é igual ao pKa do tampão, este possui eficiência máxima. Em pH 7,4  as espécies predominantes seriam o HCO3- e o H+, pois o caráter mais alcalino que o pKa do tampão, deslocaria a reação para a formação de H+. Em pH 9,7, a espécie predominante também seria o HCO3- e H+ pois a reação seria descolocada para a formação de H+.

C) Sim. O pH sanguíneo (7,4) é mais alcalino que o pKa do tampão (6,37), sendo assim, a reação do tampão é deslocada para a formação de HCO3- e H+, explicando a maior concentração do bicarbonato no sangue.

14) As variações de pH seriam parecidas.

15) A) Tampão fosfato: ácido fraco = H2PO4- ; base conjugada = HPO4 –

Tampão bicarbonato: ácido fraco = H2CO3 ; base conjugada = HCO3-

Hemoglobina: ácido fraco: Hb- His-H+ ; base conjugada = Hb-His

16) No valor de pH = 1(ácido), significa que há uma maior concentração de H+ na solução. No pH= 7, há um equilíbrio entre as concentrações de H+ e as bases. No pH = 14, significa que há uma baixa concentração de H+.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com