TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ANÁLISE QUALITATIVA DE BIOMOLÉCULAS

Por:   •  18/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.311 Palavras (10 Páginas)  •  843 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

RELATÓRIO nº 02

ANÁLISE QUALITATIVA DE BIOMOLÉCULAS

        Introdução        

Todas as moléculas que fazem parte da constituição dos seres vivos são designadas biomoléculas, as quais por seu turno, se formam a partir da união de determinados elementos químicos. Os elementos combinam-se entre si, através de ligações químicas, dando origem às biomoléculas, que podem ser orgânicas onde entram somente na constituição dos seres vivos ou inorgânicas que fazem parte dos materiais inertes ( rochas, minerais e agua)..Muitas biomoléculas são polifuncionais, contendo duas ou mais espécies diferentes de grupos funcionais, cada um com suas próprias características e reações químicas. A “personalidade” química de um composto é determinada pela química dos seus grupos funcionais e sua disposição no espaço. As principais biomoléculas são as proteínas/aminoácidos, os carboidratos e os lipídeos elas são compostos de carbono com uma variedade de grupos funcionais. Os átomos de carbono ligados de maneira covalente nas biomoléculas podem formar cadeias lineares, cadeias ramificadas e estruturas cíclicas.  “A esses esqueletos carbônicos são adicionados grupos de outros átomos, chamados de grupos funcionais, que conferem propriedades químicas específicas na molécula. A maior parte das biomoléculas pode ser considerada como derivada dos hidrocarbonetos, com os átomos de hidrogênio substituídos por uma variedade de grupos funcionais para produzir famílias diferentes de compostos orgânicos”. (NELSON & COX, 2006)

[pic 2]

Classificação das Biomoléculas ()

Ácidos Nucleicos

“Os ácidos nucleicos são formados por um açúcar (pentose), bases nitrogenadas (purinas e pirimidinas) e ácidos fosfórico. Uma molécula de acido nucleico é um polímero linear no qual os manômetros (nucleotidios) encontram-se unidos através de pontes ou uniões fosfodiester. O DNA constitui o deposito fundamental da informação genética. Esta informação é copiada ou transcrita nas moléculas de RNA, cujas sequencias de nucleotídeos contêm o “codigo” para as sequencias especificsa de aminoácidos. Assim se processa a síntese das proteínas, através de um processo que envolve a tradução do RNA. “.Há dois tipos de ácidos nucleicos: DNA ou ácido desoxiribonucleico e RNA ou ácido ribonucleico. Analogamente a um sistema de comunicação, essas informações são mantidas dentro da célula em forma de código, que no caso denomina-se código genético. Em sua estrutura primária, os ácidos nucleicos (DNA e RNA) podem ser vistos como uma cadeia linear composta de unidades químicas simples chamadas nucleotídeos. Um nucleotídeo é um composto químico e possui três partes: um grupo fosfato, uma pentose e uma base orgânica. Nas moléculas de DNA a pentose é uma desoxiribose enquanto que nas moléculas de RNA a pentose é uma ribose. A base orgânica, também conhecida como base nitrogenada, é quem caracteriza cada um dos nucleotídeos, sendo comum o uso tanto do termo seqüência de nucleotídeos quanto o termo seqüência de bases. (ROBERTIS, JR, 1993)

[pic 3]

Diferença da molécula de DNA e RNA http://www.sobiologia.com.br/conteudos/quimica_vida/quimica15.php

Carboidratos

Os carboidratos perfazem a mais abundante classe de biomoléculas da face da Terra. Sua oxidação é o principal meio de abastecimento energético da maioria das células não fotossintéticas. Além do suprimento energético, os carboidratos atuam como elementos estruturais da parede celular e como sinalizadores no organismo. “Carboidratos são polidroxialdeidos ou polidroxicetonas, ou substancias que geram estes compostos quando hidrolisadas. Existem três classes principais de carboidratos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos .Os monossacarídeos ou acucares simples são constituídos por uma única unidade polidroxicetona ou polidroxialdeido. O monossacarídeos mais abundante na natureza é o açúcar de 6 carbonos D-glicose. Os oligossacarideso consistem em cadeias curtas de unidades de monossacarídeos, unidas por ligações características chamadas de ligações glicosídicas, os mais abundantes são os dissacarídeos com unidades de monossacarídeos, um dissacarídeo típico e a sacarose constituída por pelos açucares D-glicose e D-frutose. Os polissacarídeos são polímeros de açúcar que contem mais de 20 unidades de monossacarídeo, alguns possuem centenas ou milhares de unidades. Alguns polissacarídeos, como a celulose, possuem cadeias lineares; outros como o glicogênio, são ramificadas. Ambos são formados por unidades repetidas de D-glicose, mas eles diferem no tipo de ligação glicosidicae, como consequência, possuem propriedades e funções biológicas notavelmente diferentes.” (NELSON, 2011)

[pic 4]

Classes dos Carboidratos (http://www.essaseoutras.xpg.com.br/carboidratos-funcoes-tipos-monossacarideos-oligo-e-poli-exemplos/)

Proteínas e Aminoácidos

As proteínas são grandes biomoléculas, formadas por cadeias deaminoácidos unidas por ligações peptídicas, estes possuem uma função amina e uma função ácido carboxílico, o que faz com que as mesmas tenham um caráter anfótero (atuam tanto como base como ácido); os aminoácidos unem-se uns aos outros formando ligações peptídicas; conforme o arranjo das ligações dos aminoácidos a proteína terá uma configuração primária, secundária, terciária ou quaternária. As proteínas tem função principalmente estrutural no organismo, pois são o componente principal de membranas celulares e das membranas de organelas, e também formam cabelos, unhas, cascos como a queratina; também estão envolvidas na resposta imune (imunoglobulinas - anticorpos - são feitos de proteínas), no transporte de substâncias (a hemoglobina carreia gases pelo sangue, a albumina transporta nutrientes e medicamentos, etc), formam enzimas, que são responsáveis por grande parte de reações no organismo (pepsina faz a digestão no estômago, lactase faz a quebra da lactose, etc), hormônios (insulina), etc.

Existem também as proteínas transmembrana ou periféricas elas atravessam a bicamada lipídica e são anfipáticas. Elas podem atravessar a membrana uma única vez ou então atravessar várias vezes a membrana. Podem ter a função de transportar íons, funcionar como receptores ou como enzimas. A grande maioria das proteínas de membrana servem como multipassagem das células eucarióticas.

[pic 5]

Niveis da estrutura proteica (http://biologia.ifsc.usp.br/biomolcel1/aulas/aula01.pdf)

” A ligação covalente entre dois aminoácidos na cadeia proteica e chamada de ligação peptídica qual e uma reação de desidratação, pois a união entre aminoácidos faz com que haja a liberação de agua.” (ALBERTS, 2011)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (548.1 Kb)   docx (853.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com