TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO: CONSERVAÇÃO DE MASSA

Por:   •  9/1/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  1.206 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO - UFERSA

CENTRO MULTIDISCIPLINAR DE ANGICOS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

BACHARELADO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - BCT

LABORATÓRIO DE QUÍMICA GERAL

DOCENTE: LIDIANE ALVES DE MORAIS

IANY VANESSA COSTA DA SILVA

ISADORA JOICY SANTOS DA SILVA

JOANDERSON LUAN DA SILVA LINHARES

MARIA CLARA ALVES SANTOS

RELATÓRIO: CONSERVAÇÃO DE MASSA

ANGICOS/RN

OUTUBRO, 2019

  1. INTRODUÇÃO

Em 1774 Antoine Lavoisier enunciou a lei da conservação da massa, também conhecida como lei de Lavoisier, onde afirmava, baseado em resultados de uma série de experimentos, que mesmo com uma reação química não era possível criar massa, o que ocorria era apenas a modificação dos compostos, conservando-se, desde que em um sistema fechado, todos os átomos presentes antes das reações, apesar de os produtos se apresentarem com configurações químicas e estado físico distintos dos reagentes (APOSTILA, 2019).

Esse enunciado, que se aplica a todas as reações químicas, ficou conhecido como Lei da Conservação das Massas ou Lei de Lavoisier, que pode ser resumida pela seguinte frase: “Na natureza nada se cria, nada se perde; tudo se transforma”. 

A Lei de Lavoisier abriu caminho para outros estudos sobre a relação entre as massas das substâncias durante as transformações químicas. Os resultados desses trabalhos experimentais, ao final do século XVIII e início do XIX, permitiram que vários químicos pudessem enunciar outras leis relativos à transformação da matéria: as denominadas leis ponderais das combinações químicas. Tendo em vista essas informações sobre a lei de Lavoisier, onde afirma que a transformação química é acompanhada de liberação e/ou absorção de energia, o experimento de conservação de massa, realizado no dia 06 de novembro, em laboratório da UFERSA – Angicos busca comprovar que a energia perdida ou ganha na transformação química é extremamente pequena e desprezível validando assim a lei da conservação da massa.

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo geral

Determinar a massa inicial e final das substâncias Ácido sulfúrico (H2SO4), Cloreto de cálcio (CaCl2) e Carbonato de sódio (Na2CO3) fazendo-se reações químicas para que se constate a Lei da Conservação das Massas de Lavoisier.

  1. Objetivos específicos

- Observar as reações químicas entre as três substâncias;

- Analisar as formulações obtidas;

- Registrar a massa antes e depois das reações

  1. METODOLOGIA
  1. Materiais

Para a realização do experimento foram utilizados os seguintes materiais:

- Balança analítica

- Becker

- Pipeta de 5 e 10ml

- Pêra

- Erlemnmeyer

  1. Reagentes

- Carbonato de Sódio

- Cloreto de cálcio

- Ácido sulfúrico

 

  1. Procedimento Experimental

Foram necessários os seguintes passos para realizar o experimento: pipetou-se 10ml de H2SO4, 5ml de Na2CO3 e 5ml de CaCl2, para todas as substâncias utilizou-se pipetas diferentes evitando que uma entrasse em contato com a outra. Os compostos foram colocados em Erlemnmeyers diferentes e identificados com suas respectivas nominações, sempre tendo a atenção de fechá-los logo em seguida. Feito isso, as substâncias foram pesadas individualmente em uma balança analítica, obtendo os resultados da tabela 1.

Tabela 1: Massa das substâncias no estado inicial.

SUBSTÂNCIA

MASSA (g)

H2SO4

38,3398

Na2CO3

33,7414

CaCl2

38,8693

TOTAL

110,9505

Em seguida, realizamos a mistura de duas substâncias. A solução de CaCl2 foi adicionada a solução de Na2CO3:  Na2CO3(aq) + CaCl2(aq) → 2NaCl (aq) + CaCO3(s).

O frasco no qual continha a mistura foi agitado levemente e observamos a reação que iria ocorrer. A coloração da solução começou a mudar, passando de incolor para branco e, além disso, quando a mistura deixou de ser agitada ela entrou em processo de decantação. A decantação tem como princípio deixar a mistura heterogênea em repouso para que a diferença de densidade entre os materiais atue, fazendo com que um deles desça para o fundo do recipiente e o outro flutue sobre ele. Caso fosse necessário separar as duas substâncias que misturamos, utilizaríamos um funil de decantação, ele possui uma válvula que permite que o líquido de maior densidade escoe para o interior de outro recipiente, como um béquer. Dando continuidade na nossa experiência fizemos novamente a pesagem, dessa vez pesando a mistura CaCl2 + Na2CO3, o recipiente vazio e a substância de H2SO4, todos separadamente. Obtendo os resultados da tabela 2:

Tabela 2: Massa das substâncias após a mistura de Cacl2 + Na2CO3.

SUBSTÂNCIA

MASSA (g)

H2SO4

38,3398

RECIPIENTE VAZIO

33,9828

CaCl2 + Na2CO3

38,5193

TOTAL

110,8419

De acordo com a lei de Lavoisier, ao realizar a mistura CaCl2 + Na2CO3, o total de massa nessa pesagem deveria continuar o mesmo valor do estado inicial, considerando a existência da conservação de massa. Ao analisarmos o total de massa nos dois casos, percebemos uma diferença muito pequena: 0,1086g. A falta de exatidão na igualdade entre as duas massas pode ser explicada pelas gotículas de solução desperdiçadas durante a agitação do frasco no experimento, porém, essa diferença não altera nosso resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (713.6 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com