TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RNAs não codante

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  1.197 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE BIOCIÊNCIAS

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR E GENÉTICA

DBG0036 – GENÉTICA MOLECULAR

EXERCÍCIOS SOBRE RNA NÃO CODANTES

       

 

  1. O que são RNAs não-codificantes (ncRNA)?

                Os RNAs não-codificantes (ncRNA) são aqueles os quais não codificam proteínas, embora sejam necessários para o funcionamento celular. Antigamente as moléculas funcionais de RNA não codificantes (ncRNA) eram menosprezadas por não traduzirem proteínas, mas hoje já se tem o conhecimento da sua importância. Sabe-se que alguns ncRNAs tem como função intervir na síntese proteica, juntamente com outras moléculas que atuam na regulação genica; e também por atuar na tradução garantindo o processamento correto dos pré-RNAs mensageiros, ribossomal e transportador. Há também conhecimento de outras funções dos ncRNAs como, por exemplo, na inativação do cromossomo X, no imprinting e no RNA que compõe a ribonucleoproteína telomerase. Além disso, várias destas moléculas já foram implicadas ao desenvolvimento de câncer e doenças genéticas 

  1. Qual a diferença entre snRNAs, snoRNAs e scaRNAs?

        Os snRNAs são subdivididos em duas famílias: a família do splicessomo e os snRNAs não splicessômicos. Os snRNAs da primeira família: U1, U2, U4, U5 e U6 processam íntros padrões GU – GA e os U4atac, U6atac, U11 e U12 processam íntros raros AU-AC. Já os snRNAs, não splicessômicos são muitos e possuem diversas funções. O U7, por exemplo, está relacionado ao processamento especializado da extremidade 3’ sofrido pelo mRNA de histonas; enquanto o RNA 7SK atua como um regulador transcricional; e a família RNA Y está envolvida na replicação do DNA cromossômico e na regulação da proliferação celular. Estão localizados em múltiplas regiões.

        Os snoRNAs da classe Box C/D, relacionados à maturação de RNA, guiam metilações sítio-específicas em 2'-O-ribose. Já os snoRNAs de classe H/ACA estão relacionados à maturação do RNA pela modificação de uridinas, em posições específicas, em pseudouridinas. Encontram-se geralmente em íntrons de genes que codificam proteínas.         

        Os RNAs de corpúsculos de Cajal (scarnRNA) são semelhantes aos snoRNAs e desempenham um papel similar na maturação do RNA, mas seus alvos são os snRNAs splicessômicos, que promovem modificações sítio-específicas em precursores de snRNs splicessômicos nos corpúsculos de Cajal no núcleo. São encontrados geralmente no interior de íntrons que codificam proteínas.

  1. Qual a importância dos ncRNA no processamento dos RNAs? 

 

        Os ncRNA atuam na rota de tradução afim de garantir que o processamento de precursores de mRNA, tRNA, e rRNA aconteçam de maneira correta. Deste modo, algumas moléculas estão envolvidas na retirada de íntrons, na clivagem de precursores de rRNA e tRNA e em modificações de base necessárias para o amadurecimento do RNA. Elas atuam como RNAs guias, por meio do pareamento de bases com sequências complementares no RNA precursor. 

  1. Qual a função dos microRNAs? E dos siRNAs?

        Os microRNAs (miRNAs) desempenham importantes papéis na regulação da tradução, na regulação da expressão gênica, na inibição da tradução de proteínas e na degradação de RNAs mensageiros. Um grande número de miRNAs tem mostrado atuar como genes supressores de tumorais ou oncogenes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com