TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Raqui e Osteo

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.755 Palavras (8 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 8

Atividade de Bioquímica: Minerais

Raquitismo e Osteomalácia são defeitos da mineralização óssea. O raquitismo é caracterizado por anormalidades na formação na placa epifisária de crescimento, com áreas não mineralizadas, desorganização da arquitetura celular e retardo na maturação óssea. A osteomalácia é caracterizada pela deficiente mineralização da matriz osteoide do osso cortical e trabecular com acúmulo do tecido osteoide pouco mineralizado. São processos que, em geral, ocorrem associados. Após o final do crescimento, com o fechamento da cartilagem epifisária, apenas a osteomalácia permanece. A falha do processo de mineralização tem como uma das principais causas a inadequada concentração extracelular de cálcio e fósforo, os dois principais componentes minerais do osso, e a falta ou comprometimento da ação dos elementos responsáveis pela sua absorção, particularmente a vitamina D. As principais manifestações clínicas como as deformidades ósseas e o atraso no crescimento, são semelhantes nos diferentes tipos de raquitismo e osteomalácia existem características que são específicas. (Arq Bras Endocrinol Metab 1999; 43/6: 457-466). Outros sintomas relacionados à falta de cálcio são: cãibras, pressão alta, dor na coluna, depressão, irritabilidade, nervosismo, ansiedade, osteoporose, cólicas menstruais, unhas fracas e pálidas, periodontite, cáries e artrite.

  1. Questões básicas:
  1. Conceitue e classifique os minerais em relação à quantidade no corpo humano.

         São substâncias inorgânicas responsáveis pela regulação do metabolismo. São considerados micronutrientes essenciais na dieta, não sendo produzidos e nem consumidos pelo organismo.

Em sua classificação são os elementos principais onde tem maior quantidade no organismo -> 60 – 80% de todo o material inorgânico e elementos traço tem em menor quantidade no organismo -> 20 – 40% de todo material inorgânico.

  1. Quais os principais minerais encontrados em maior quantidade no organismo?

         São 21 os minerais considerados essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. Tais como, fósforo, potássio, cálcio, sódio, cloro, enxofre, ferro, zinco, magnésio, cobre, selênio, manganês, molibdênio, cobalto, iodo, silício, vanádio, cromo, estanho, flúor, ou níquel.

  1. Em relação ao Cálcio e Ferro responda as questões abaixo:
  1. Principais funções no metabolismo

Cálcio: Crescimento e desenvolvimento [Ósseo e dentária (Proteção/Rigidez)]; Contração muscular; cofator enzimático; coagulação sanguínea.

Ferro: é necessário para o normal transporte de oxigênio no corpo e contribui para a normal formação do sangue (hemoglobina), contribui para a normal produção de energia, contribui para a habilidade do corpo de degradar químicos indesejáveis, necessário para a função normal do sistema imune, necessário para o desenvolvimento neurológico normal em embriões.

  1. Recomendação dietética diária

Cálcio: De 0,8 a 1,2g/dia

Ferro: De 10mg para homens e 15mg para mulheres por dia

  1. Principais fontes alimentares

Cálcio: Leite e derivados, folhas verdes escuras (com exceção de espinafre e acelga), peixes.

Ferro: Gema de ovo, fígado, carnes e vísceras de cor vermelha, leguminosas, vegetais verdes e folhosos.

  1. Principais patologias associadas

Cálcio: Osteoporose, Osteomalácia, hipocalcemia, hiperparatireoidismo, hipercalcemia.

                 Ferro: Raquitismo, anemia, anemia ferropriva , hemocromatose

  1. Fatores que aumentam e diminuem a absorção destes minerais

Cálcio:

Aumento -> Vitamina D, pH intestinal ácido.

Diminuição -> Ácido Oxálico (espinafre e acelga), ácido fítico (aveia), dietas ricas em gordura, excesso de ferro na dieta, excesso de proteína na dieta.

Ferro:

Aumento -> Vitamina C

Diminuição -> Ácido Oxálico (espinafre e acelga), ácido fítico (aveia), ácido tânico, excesso de cálcio na dieta, fosfatos (principalmente nos refrigerantes).

  1. Formas de Regulação e Excreção

Cálcio: Regulação-> Existem dois tipos de sistemas de controle, cada qual regulando um aspecto diferente do metabolismo do cálcio. Um desses sistemas é responsável pela homeostasia do cálcio, que é a regulação contínua do cálcio plasmático. Já que esse sistema é extremamente sensível, o cálcio plasmático é uma das variáveis controladas com maior precisão no organismo; as concentrações plasmáticas variam menos de 5% nos adultos normais. O outro sistema é responsável pelo equilíbrio do cálcio que permite, a longo prazo), que a ingestão de cálcio seja equivalente à sua excreção.

Excreção Renal de Cálcio-> Aproximadamente 10g de cálcio por dia são filtrados pelos túbulos renais; 9,8g/ dia são reabsorvidos e 0,2 g/ dia são excretados na urina. Esse estado de equilí brio do cálcio em geral é encontrado nos adultos normais, porém não nas crianças em crescimento, nas quais a ingestão de cálcio é maior do que a excreção.

Ferro: Devido ao fato de que o principal mecanismo controlador dos níveis de ferro do organismo ser a absorção, quantidades muito pequenas serãó perdidas pela excreção renal. Basicamente, nenhuma porção de ferro encontra-se na urina, tal como ocorre com outros minerais comuns na circulação. Em vez disso, a pequena quantidade de ferro excretado normalmente origina-se dos tecidos da pele que sofrem necrose, das células gastrointestinais, da perda gastrointestinal normal e do sangue da menstruação.

  1. Questões avançadas: Raquitismo e Osteomalácia
  1. Prevalência mundial e brasileira. Perfil epidemiológico: morbidade e mortalidade.

         Os autores estimam que pelo menos 165 milhões de crianças em todo o mundo sofressem de raquitismo em 2011.

         Mais de 90% destas crianças estavam na Ásia ou África, sendo esta última a única região do mundo onde o número de crianças com raquitismo aumentou na última década.

[pic 1]

  1. Causa(s) (bioquímica) e consequências metabólicas associadas à clínica.

          O raquitismo é caracterizado por anormalidades na formação na placa epifisária de crescimento, com áreas não mineralizadas, desorganização da arquitetura celular e retardo na maturação óssea. A osteomalacia é caracterizada pela deficiente mineralização da matriz osteóide do osso cortical e trabecular com acúmulo do tecido osteóide pouco mineralizado. São processos que, em geral, ocorrem associados. Após o final do crescimento, com o fechamento da cartilagem epifisária, apenas a osteomalacia permanece. A falha do processo de mineralização tem como uma das principais causas a inadequada concentração extracelular de cálcio e fósforo, os dois principais componentes minerais do osso, e a falta ou comprometimento da ação dos elementos responsáveis pela sua absorção, particularmente a vitamina D. As principais manifestações clínicas como as deformidades ósseas e o atraso no crescimento, são semelhantes nos diferentes tipos de raquitismo e osteomalacia existem características que são específicas. As causas são adquiridas ou hereditárias e os recentes avanços em biologia molecular permitem a identificação dos genes envolvidos e das mutações. Essa discussão inclui os principais tipos da patologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (139.8 Kb)   docx (45.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com