TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE DO TRABALHADOR COM DISTÚRBIOS OSTEO MUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO

Por:   •  16/4/2018  •  Monografia  •  3.187 Palavras (13 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU

 CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

ALISSON FERREIRA DOS SANTOS

ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE DO TRABALHADOR COM DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO (DORT)

TERESINA – PI

2017

ALISSON FERREIRA DOS SANTOS

ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE DO TRABALHADOR COM DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO (DORT)

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I, como requisito parcial para a obtenção da nota final.  

Orientadora: Ms. Maria Nauside Pessoa da Silva  

 

TERESINA – PI

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

1.1 Objetivos        8

1.1.1 Objetivo geral        8

1.1.2 Objetivos específicos        8

1.2. Justificativa        9

2. SAÚDE DO TRABALHADOR        10

2.1 Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho        11

2.2 Atribuições do Enfermeiro na Saúde do trabalhador        12

3 METODOLOGIA        14

3.1 Método de pesquisa:        14

3.2 Cenário e participação de estudo:        14

3.3 Coleta de dados:        14

3.4 Organização e análise dos dados:        15

3.5 Riscos e Benefícios:        15

4 Orçamento        16

5 Cronograma        17

Referências        18


RESUMO

Vivemos em um mundo com momento histórico marcado pelo capitalismo, em que os consumos são predominantes do comportamento dos indivíduos, das novas tecnologias e suas intensas modificações de um mundo globalizado, que tendem a acarretar profundas mudanças no estilo de vida das pessoas, inclusive no campo profissional. Dessa forma, dependendo do mercado de produção, há a incidência de doenças ocupacionais dentro do ambiente de trabalho, dentre elas: Lesões por Esforços Repetitivos - LER e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho – DORT. A Organização Internacional do Trabalho - OIT estima que ocorram, anualmente, no mundo, cerca de 160 milhões de doenças profissionais. Seguindo essa linha, a presente pesquisa tem por objetivo descrever a atuação da enfermagem na prevenção e tratamento dos DORT’s. Objetivos específicos: Identificar os principais DORT’s; Apresentar a atuação do Enfermeiro no processo de prevenção dos DORT’s; Apresentar a atuação do Enfermeiro no processo de tratamento dos DORT’s. Tendo em vista a Saúde do Trabalhador, que é a área da Saúde Pública que tem como objeto de estudo e intervenção nas relações de produção-consumo e o processo saúde doença das pessoas e dos trabalhadores de forma particular e como se condiciona o enfermeiro nesse contexto, essa pesquisa seguirá o método qualitativo e descritivo, que busca analisar os principais distúrbios osteomusculares que acometem os trabalhadores, seguindo uma linha de revisão bibliográfica com busca de artigos nos sites SCIELO, PUBMED, BVS, CAPES utilizando os descritores Enfermagem do trabalho. Saúde do trabalhador. Distúrbios. Osteomusculares. A apresentação dos resultados será feita em forma de quadros e tabelas para a melhor compreensão dos dados.

 

Palavras-chave: Enfermagem do trabalho. Saúde do trabalhador. Distúrbios. Osteomusculares.


1 INTRODUÇÃO

Segundo Leite, Silva e Meright (2007), vivemos em um mundo com momento histórico marcado pelo capitalismo, em que os consumos são predominantes do comportamento dos indivíduos, das novas tecnologias e suas intensas modificações de um mundo globalizado, que tendem a acarretar profundas mudanças no estilo de vida das pessoas, inclusive no campo profissional.

Conforme Dias e Silva (2013), a importância da saúde do trabalhador, partindo-se do pressuposto que o trabalho é a ferramenta que gera e modifica as condições de viver, adoecer e morrer dos indivíduos, é considerado um dos principais determinantes sociais que, de certa forma, impactam na vida do indivíduo. A saúde do trabalhador se define por uma abordagem multidisciplinar e Inter setorial das ações, intervenções que trabalham com o foco da promoção da saúde, prevenção de agravos e de doenças ocupacionais desse trabalhador.

Nessa imposição do mercado de produção aos trabalhadores, incidem as doenças ocupacionais dentro do ambiente de trabalho, dentre elas: Lesões por Esforços Repetitivos - LER e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho - DORT. “As lesões são inflamações provocadas por atividades de trabalho que exigem movimentos manuais repetitivos durante certo período de tempo” (SANTOS, 2011).

Segundo o Ministério da Saúde (2012), esses são problemas decorrentes da utilização do sistema musculoesquelético e da ausência de tempo para a recuperação. As exigências psicossociais não são adaptáveis às exigências humanas nos trabalhos operacionais e executivos, uma vez que incorpora o aspecto físico-motor com alta exigência de movimentos repetitivos, ausência e/ou inviabilidade de pausas espontâneas.  Aliado a isso, a obrigação de realizar posições por um tempo prolongado, atenção redobrada para não se cometer erros e resignação ao executar o monitoramento de cada etapa dos procedimentos realizados no trabalho, além de mobiliário, equipamentos e instrumentos, não proporcionam a ergonomia do trabalhador.

A pressão que o sistema econômico exerce sobre os modos de produção, reproduzem de forma sistemática males na vida da classe trabalhadora, que se sente obrigada a cumprir metas, mas em contrapartida, os cuidados com a saúde dos mesmos não acompanham essa realidade. Em detrimento disso, torna-se necessário estudar as doenças ocupacionais que ocorrem dentro do ambiente de trabalho. Dessa forma, o presente estudo objetiva descrever a atuação da enfermagem na prevenção e tratamento dos principais DORT’s, no sentindo de zelar pela vida desse trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (261.6 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com